«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





sábado, 9 de agosto de 2025

Escavar o Passado – Uma Breve História da Arqueologia - Pedro Correia Silva

Estou a ler...

Escavar o Passado – Uma Breve História da Arqueologia
Pedro Correia Silva

Colecção: Ciência Aberta
Data de publicação:15/07/2025
Edição actual: Julho 2025
Editora: Gradiva
 
«Uma introdução perfeita para entender este mundo fascinante da arqueologia.» 
Pequena e de fácil leitura, o livro Escavar o Passado explica conceitos e desmistifica algumas lendas que se urdiram ao longo dos anos em redor desta ciência.
 
Descrição

Ainda que a palavra arqueologia desperte um interesse imediato junto do público em geral assim que é mencionada, o que é facto é que esta ciência tão fascinante e apelativa tem sido alvo de uma imerecida desatenção. Com efeito, aquilo que é e faz um arqueólogo nunca foi devidamente divulgado.
«Todo um mundo de enredos, saberes e sugestões aguardará a partir daqui o leitor, ao desbravar a obra que tem em mãos. Primeiro verá o leitor esclarecido os equívocos quanto ao que verdadeiramente não é arqueologia. […] Depois, ultrapassados esses estádios mais epidérmicos e esclarecidos os equívocos que deles decorrem, abrir-se-ão as melhores portas de entrada para o universo da arqueologia. […] Arrisco dizer que a leitura que tem pela frente será um gostoso prazer, caro leitor. Dedique-se-lhe, pois. No final, verá que ficará a pensar e talvez a sonhar. Ora, nada melhor do que um livro que nos estimule ao mesmo tempo razão e emoção.»
Do Prefácio de Luís Raposo
 

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Breviário da Vingança - João Nuno Azambuja

 


Breviário da Vingança
João Nuno Azambuja

Edição - Fevereiro 2025
GUERRA & PAZ

SINOPSE
Um apaixonante romance histórico do vencedor do Prémio Literário UCCLA.
Breviário da Vingança, de João Nuno Azambuja, recupera os protagonistas de um tempo impenitente, numa fascinante reconstituição histórica dos acontecimentos que marcaram a cidade eterna no século I da nossa era.
O imperador Augusto recebe a notícia de que três legiões do exército foram aniquiladas por Armínio na Germânia; Tibério, o sucessor, invade a região e consegue capturar a família de inimigo, incluindo a filha, Aurínia, de seis anos.
O imperador manda matar a criança, mas a suspeita de que Aurínia possa ter escapado conduz Tibério a uma profunda depressão, que se torna hereditária.
Aproveitando o desnorte romano, um grupo de judeus, que a si mesmos se chamam cristãos, planeia a vingança da pilhagem da sua terra, a Judeia. Um homem, Paulo de Tarso, parte para a cidade, agora governada por Nero, com o objectivo de a conquistar e convertê-la ao culto de Cristo.
A memória de Armínio, vergonhosa para Nero, gloriosa para Paulo, torna-se o campo de batalha entre os dois inimigos, e mais ainda quando se aviva a suspeita de que a filha de Armínio pode não só estar viva, como ali mesmo, em Roma…

domingo, 3 de agosto de 2025

Haiti *Um romance tropical* - João Pedro Marques


Haiti *Um romance tropical*
João Pedro Marques
 
Porto Editora
1ª Edição Maio 2025
 
SINOPSE
A jovem Joséphine vive uma vida tranquila em Saint-Domingue, protegida pelo amor e pela riqueza de seu pai, Honoré de Beauregard, dono de prósperas plantações naquela colónia francesa. Prestes a casar-se com o homem que ama, tudo lhe corre de feição e o futuro parece-lhe promissor. Todavia, a Revolução Francesa e o dramático impacto que tem naquele território onde a beleza das paisagens apenas encontra par nos ventos de mudança que sopram de França alterarão para sempre a vida de pai e filha.
É assim que Joséphine e Honoré se vêem mergulhados nos conflitos políticos e nas revoltas de escravos que marcaram aquele lugar no final do século XVIII. Entre plantações incendiadas e planos para mudar uma sociedade muito estratificada, na qual tantos trabalhavam para tão poucos, esta família irá passar por dificílimas provações. Ao lado de personagens reais, como Toussaint Louverture, e de outras que, sem terem existido, poderiam bem ter vivido nas cidades e plantações daquela que era, então, a mais rica colónia do mundo, sobreviver torna-se a derradeira missão de cada dia.
Baseado numa cuidada investigação histórica, João Pedro Marques – autor de Uma Fazenda em África – leva o leitor aos dias tumultuosos e sangrentos que antecederam o nascimento de um novo país, o Haiti, não deixando de mostrar que, mesmo em períodos de tremenda insegurança e de indizível horror, os sentimentos fundamentais, como o amor de um pai por uma filha, subsistem e podem ser a chave para salvar aqueles que amamos.

Comentário:

Em Haiti, João Pedro Marques (Historiador), com grande rigor histórico, leva-nos a Saint-Domingue - colónia Francesa - do século XVIII, no período da Revolução Francesa, que gerou nesta colónia conflitos políticos que levaram a revoltas de escravos, que antecederam o nascimento de um novo país, Haiti. João Pedro Marques (escritor), numa narrativa envolvente, cativante, conta-nos a estória de da família de Honoré de Beauregard, durante este dias de revolta dos escravos pela sua liberdade. As agruras, perigos, medos e violências que sofreram e suportaram com o amor de um pai por uma filha.

Classificação: 10/10

 

segunda-feira, 21 de julho de 2025

História de Portugal (Como nasceu, cresceu e vive a nossa Pátria)

Nova entrada na Biblioteca JMO
(Coleção Histórias de Portugal)
História de Portugal
(Como nasceu, cresceu e vive a nossa Pátria)
PELOS PROFESSORES
J. Gomes Ferreira
J. J. Correia da Silva
António G. Amaral
2ª edição / 1955
Edições «Escola Renovada» / Livraria Rodrigues - Lisboa

 

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Nova entrada na Biblioteca JMO

Todas as Noites Sonho com Um País Diferente
de Nikolai Gumiliov
Edição/reimpressão: 06-2025
Editor: Assírio & Alvim

SINOPSE
Inédito em Portugal, publica-se agora a prosa reunida de Nikolái Gumilióv, uma peça fundamental para entender a chamada Geração de Prata (com Anna Akhmátova, sua mulher, Óssip Mandelstam, Boris Pasternak ou Marina Tsvetáeva). São textos de ficção curtos, delirantes, monstruosos, cheios de aventura, lirismo e peripécias cavaleirescas. Mas também existem textos pessoais de testemunho da guerra, de investigações ocultistas, arqueológicas ou de um fascínio imenso por África. Aqui, encontramos uma fonte inesgotável do folclore, das ambições imperiais e da multiversidade étnica que constroem esse país-continente que é a Rússia. A competentíssima tradução ficou a cargo de Larissa Shotropa e João Maria Lourenço.

 

quinta-feira, 26 de junho de 2025

As Três Vidas - João Tordo


As Três Vidas
João Tordo
1ª edição de bolso: Janeiro 2023
Editora: Companhia das Letra
 
Sinopse
História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, As Três Vidas é um dos mais marcantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago
António Augusto Millhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram a ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX.
O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Millhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida.
A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, desaparecida após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.

Comentário:

As Três Vidas de João Tordo.

A arte de João Tordo, criou (mais) um grande ROMANCE (romance com letra grande). Uma estória bem estruturada, com personagens bem construídas, uma escrita simples, fluida, que leva o leitor, pelas palavras do narrador, a vivenciar - as suas vidas – de leitura cativante, imprevisível, que prende da primeira à última página.

Classificação: 10/10

segunda-feira, 23 de junho de 2025

A Misteriosa Padaria na Rue de Paris - Evie Woods

A Misteriosa Padaria na Rue de Paris
Evie Woods
 
Edição/reimpressão: 06-2025
Editor: Singular
 
SINOPSE
Aninhada no meio das ruas empedradas de Compiègne, havia uma padaria em nada igual às outras. Pela cidade corriam rumores de que os seus bolos tinham um sabor mágico capaz de expulsar até a mais sombria mágoa. Uma mera dentada num croissant poderia trazer sorte, desbloquear uma memória preciosa há muito esquecida ou revelar desejos ocultos.
Depois de uma importante perda, Edith Lane sente que a sua vida precisa de uma mudança. Ao ver um anúncio de emprego, candidata-se à vaga que a faz viajar da Irlanda para Paris, onde se encontra a encantadora padaria para a qual foi contratada. Porém, quando se trata de Edie, a receita para o desastre não precisa de muitos ingredientes: uma quantidade pouco saudável de ilusões e uma pitada de desespero são suficientes para gerar o caos. É o que acontece quando percebe que não irá trabalhar na cidade dos seus sonhos, e que a padaria fica a uma hora de comboio da capital. Ao chegar lá, são muitos os dias em que pensa ter feito a escolha errada, sem perceber os mistérios daquele estranho lugar e o encanto que exerce sobre todos os que provam as suas iguarias. Contudo, o tempo e um segredo escondido sob as tábuas do soalho revelam-lhe não apenas uma história antiga cuja pista vale a pena seguir, mas também o caminho para encontrar o lugar a que verdadeiramente pertence.

Comentário:
Todos nós procuramos o sentido da vida, o lugar a que verdadeiramente pertencemos. Alguns passam pela vida sem encontrar esse lugar, outros, quando menos esperam, descobrem o caminho para encontrar o seu  lugar na vida. 
Este livro tem condão mágico de revelar o caminho para encontrar o lugar a que verdadeiramente pertencemos.

Classificação: 10/10 

 

terça-feira, 17 de junho de 2025

O clube dos livros proibidos - Kate Thompson


O clube dos livros proibidos
Kate Thompson

Edição/reimpressão: 04-2025
Editor: Singular

SINOPSE

Em 1940, a Alemanha invade a Ilha de Jersey, transformando um local outrora pacífico e acolhedor numa prisão sem muros, mas com leis severas.
Os alemães ordenam a destruição de todos os livros existentes na ilha considerados uma ameaça ao regime nazi, mas Grace La Mottée, a única bibliotecária local, recusa-se a obedecer e decide escondê-los. Inspirada pelos leitores assíduos da biblioteca, Grace cria um clube de leitura que serve de escape à dura realidade que os ilhéus enfrentam. Ao mesmo tempo, Beatrice Gold, funcionária dos correios, contribui com uma outra forma de resistência.
À medida que a ocupação se prolonga, a presença dos alemães gera violência, perda e caos, e os pequenos atos de coragem das duas mulheres tornam-se mais arriscados – e mais essenciais – do que nunca.
Um tributo inesquecível ao amor pela leitura e ao poder dos livros, inspirado em histórias verídicas e inéditas da Segunda Guerra Mundial.

Comentário:

Foi uma leitura agradável, uma estória bem contada sobre o amor pela leitura e o poder dos livros para dar força para resistir à  ocupação prolongada, e a presença daqueles que queimaram livros porque tinham medo seu poder.
O lema deste blogue é "LER FAZ BEM À ALMA" é também a frase que pode resumir este livro.

Classificação: 10/10

sexta-feira, 30 de maio de 2025

O ECO DOS LIVROS ANTIGOS - Barbara Davis


O ECO DOS LIVROS ANTIGOS
Barbara Davis 

Edição ou reimpressão: 23/04/2025
Chancela: Clube do Autor

 

Perfeito para todos os apaixonados por livros
SEGREDOS, TRAIÇÕES E SEGUNDAS OPORTUNIDADES
NUMA HISTÓRIA INESQUECÍVEL E INSPIRADORA

SINOPSE

A paixão da livreira Ashlyn Greer pelos livros vai muito além das histórias que eles encerram. Ela consegue sentir os ecos da vida dos antigos proprietários. Para ela, os livros são como as pessoas, absorvem o que os rodeia, e ela tem a capacidade de o sentir
Quando encontra dois belos volumes que parecem nunca ter sido publicados, a descoberta rapidamente se transforma em obsessão. Cada um deles contém uma acusação marcante, e os seus autores, Hemi e Belle, recontam lados opostos de um romance trágico.
Determinada a descobrir a verdade por trás desta infeliz história de amor, Ashlyn embarca num mistério literário feito de traições aparentemente imperdoáveis. Quanto mais descobre sobre os dois amantes, mais perto chega de encerrar finalmente a dramática história de amor — e os capítulos inacabados da sua própria vida.
Uma história dentro de outra história, e com um toque de realismo mágico, O Eco dos Livros Antigos é um romance inesquecível e perfeito para todos os apaixonados pelos livros.

Comentário:

O Eco dos Livros Antigos. Um livro sobre livros , "uma história dentro de outra história" ou uma só história sobre o encanto dos livros e o poder que eles guardam, ao absorver a "alma" de quem os lê e de quem os escreve. Agarra o leitor da primeira à ultima página, cativado pela história, as histórias, que conta, pela criatividade, pelas personagens bem construídas. O leitor, encantado pelo poder da narrativa, segue avidamente a história, as histórias, pelo "desejo indiscreto" de saber como a história, as histórias, acaba. 

Classificação: 10/10




Heroínas - Luís Alberto Urrea


Heroínas
Luís Alberto Urrea
Editor: Clube do Autor / Abril de 2025 
 
SINOPSE
 
Baseado em factos reais.
 
 Em 1943, Irene Woodward abandona o noivo abusivo e alista-se na Cruz Vermelha para servir na Europa. Rapidamente faz amizade com Dorothy Dunford, uma rapariga imponente e determinada. Juntas, integram um grupo de elite feminino, ao comando de veículos militares na linha da frente, proporcionando camaradagem e um gosto familiar que pode ser o único consolo dos soldados antes da batalha.
Após o desembarque na Normandia, as duas intrépidas amigas juntam-se aos soldados aliados que chegam a França. Ao longo de vários meses pela frente, envolvem-se em inúmeros eventos perigosos, desde a batalha das Ardenas até à libertação do campo de concentração de Buchenwald. Graças a Dorothy e a Hans, um corajoso piloto de caça, Irene aprende a confiar de novo no ser humano. Mas a sua esperança de que os três sobrevivam à guerra torna-se cada vez mais frágil à medida que o tempo passa.

 

sábado, 17 de maio de 2025

HISTÓRIA DE PORTUGAL - Prof. M. Reis da Silva - PARA A 3ª CLASSE DO ENSINO PRIMÁRIO -

Nova entrada na Biblioteca JMO

HISTÓRIA DE PORTUGAL
Prof. M. Reis da Silva
- PARA A 3ª CLASSE DO ENSINO PRIMÁRIO - 
de harmonia com os programas em vigor
2ª Edição
Editora: Educação Nacional - Porto


 

Narrativas e Lendas da História de Portugal - O Condestável D. Nuno Alvares Pereira

Nova entrada na Biblioteca JMO

Narrativas e Lendas da História de Portugal
O Condestável 
Biblioteca da Infância
Collecção ilustrada de leituras educativas
Sob a direção literária de Victor Ribeiro
Da Academia Real de Sciencias
Narrativas e Lendas da História Pátria
O Condestável D. Nuno Alvares Pereira
Lisboa * Alfredo David * Encadernador