«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





sábado, 9 de agosto de 2025

Escavar o Passado – Uma Breve História da Arqueologia - Pedro Correia Silva

Estou a ler...

Escavar o Passado – Uma Breve História da Arqueologia
Pedro Correia Silva

Colecção: Ciência Aberta
Data de publicação:15/07/2025
Edição actual: Julho 2025
Editora: Gradiva
 
«Uma introdução perfeita para entender este mundo fascinante da arqueologia.» 
Pequena e de fácil leitura, o livro Escavar o Passado explica conceitos e desmistifica algumas lendas que se urdiram ao longo dos anos em redor desta ciência.
 
Descrição

Ainda que a palavra arqueologia desperte um interesse imediato junto do público em geral assim que é mencionada, o que é facto é que esta ciência tão fascinante e apelativa tem sido alvo de uma imerecida desatenção. Com efeito, aquilo que é e faz um arqueólogo nunca foi devidamente divulgado.
«Todo um mundo de enredos, saberes e sugestões aguardará a partir daqui o leitor, ao desbravar a obra que tem em mãos. Primeiro verá o leitor esclarecido os equívocos quanto ao que verdadeiramente não é arqueologia. […] Depois, ultrapassados esses estádios mais epidérmicos e esclarecidos os equívocos que deles decorrem, abrir-se-ão as melhores portas de entrada para o universo da arqueologia. […] Arrisco dizer que a leitura que tem pela frente será um gostoso prazer, caro leitor. Dedique-se-lhe, pois. No final, verá que ficará a pensar e talvez a sonhar. Ora, nada melhor do que um livro que nos estimule ao mesmo tempo razão e emoção.»
Do Prefácio de Luís Raposo
 

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Breviário da Vingança - João Nuno Azambuja

 


Breviário da Vingança
João Nuno Azambuja

Edição - Fevereiro 2025
GUERRA & PAZ

SINOPSE
Um apaixonante romance histórico do vencedor do Prémio Literário UCCLA.
Breviário da Vingança, de João Nuno Azambuja, recupera os protagonistas de um tempo impenitente, numa fascinante reconstituição histórica dos acontecimentos que marcaram a cidade eterna no século I da nossa era.
O imperador Augusto recebe a notícia de que três legiões do exército foram aniquiladas por Armínio na Germânia; Tibério, o sucessor, invade a região e consegue capturar a família de inimigo, incluindo a filha, Aurínia, de seis anos.
O imperador manda matar a criança, mas a suspeita de que Aurínia possa ter escapado conduz Tibério a uma profunda depressão, que se torna hereditária.
Aproveitando o desnorte romano, um grupo de judeus, que a si mesmos se chamam cristãos, planeia a vingança da pilhagem da sua terra, a Judeia. Um homem, Paulo de Tarso, parte para a cidade, agora governada por Nero, com o objectivo de a conquistar e convertê-la ao culto de Cristo.
A memória de Armínio, vergonhosa para Nero, gloriosa para Paulo, torna-se o campo de batalha entre os dois inimigos, e mais ainda quando se aviva a suspeita de que a filha de Armínio pode não só estar viva, como ali mesmo, em Roma…

domingo, 3 de agosto de 2025

Haiti *Um romance tropical* - João Pedro Marques


Haiti *Um romance tropical*
João Pedro Marques
 
Porto Editora
1ª Edição Maio 2025
 
SINOPSE
A jovem Joséphine vive uma vida tranquila em Saint-Domingue, protegida pelo amor e pela riqueza de seu pai, Honoré de Beauregard, dono de prósperas plantações naquela colónia francesa. Prestes a casar-se com o homem que ama, tudo lhe corre de feição e o futuro parece-lhe promissor. Todavia, a Revolução Francesa e o dramático impacto que tem naquele território onde a beleza das paisagens apenas encontra par nos ventos de mudança que sopram de França alterarão para sempre a vida de pai e filha.
É assim que Joséphine e Honoré se vêem mergulhados nos conflitos políticos e nas revoltas de escravos que marcaram aquele lugar no final do século XVIII. Entre plantações incendiadas e planos para mudar uma sociedade muito estratificada, na qual tantos trabalhavam para tão poucos, esta família irá passar por dificílimas provações. Ao lado de personagens reais, como Toussaint Louverture, e de outras que, sem terem existido, poderiam bem ter vivido nas cidades e plantações daquela que era, então, a mais rica colónia do mundo, sobreviver torna-se a derradeira missão de cada dia.
Baseado numa cuidada investigação histórica, João Pedro Marques – autor de Uma Fazenda em África – leva o leitor aos dias tumultuosos e sangrentos que antecederam o nascimento de um novo país, o Haiti, não deixando de mostrar que, mesmo em períodos de tremenda insegurança e de indizível horror, os sentimentos fundamentais, como o amor de um pai por uma filha, subsistem e podem ser a chave para salvar aqueles que amamos.

Comentário:

Em Haiti, João Pedro Marques (Historiador), com grande rigor histórico, leva-nos a Saint-Domingue - colónia Francesa - do século XVIII, no período da Revolução Francesa, que gerou nesta colónia conflitos políticos que levaram a revoltas de escravos, que antecederam o nascimento de um novo país, Haiti. João Pedro Marques (escritor), numa narrativa envolvente, cativante, conta-nos a estória de da família de Honoré de Beauregard, durante este dias de revolta dos escravos pela sua liberdade. As agruras, perigos, medos e violências que sofreram e suportaram com o amor de um pai por uma filha.

Classificação: 10/10

 

segunda-feira, 21 de julho de 2025

História de Portugal (Como nasceu, cresceu e vive a nossa Pátria)

Nova entrada na Biblioteca JMO
(Coleção Histórias de Portugal)
História de Portugal
(Como nasceu, cresceu e vive a nossa Pátria)
PELOS PROFESSORES
J. Gomes Ferreira
J. J. Correia da Silva
António G. Amaral
2ª edição / 1955
Edições «Escola Renovada» / Livraria Rodrigues - Lisboa

 

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Nova entrada na Biblioteca JMO

Todas as Noites Sonho com Um País Diferente
de Nikolai Gumiliov
Edição/reimpressão: 06-2025
Editor: Assírio & Alvim

SINOPSE
Inédito em Portugal, publica-se agora a prosa reunida de Nikolái Gumilióv, uma peça fundamental para entender a chamada Geração de Prata (com Anna Akhmátova, sua mulher, Óssip Mandelstam, Boris Pasternak ou Marina Tsvetáeva). São textos de ficção curtos, delirantes, monstruosos, cheios de aventura, lirismo e peripécias cavaleirescas. Mas também existem textos pessoais de testemunho da guerra, de investigações ocultistas, arqueológicas ou de um fascínio imenso por África. Aqui, encontramos uma fonte inesgotável do folclore, das ambições imperiais e da multiversidade étnica que constroem esse país-continente que é a Rússia. A competentíssima tradução ficou a cargo de Larissa Shotropa e João Maria Lourenço.

 

quinta-feira, 26 de junho de 2025

As Três Vidas - João Tordo


As Três Vidas
João Tordo
1ª edição de bolso: Janeiro 2023
Editora: Companhia das Letra
 
Sinopse
História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, As Três Vidas é um dos mais marcantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago
António Augusto Millhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram a ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX.
O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Millhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida.
A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, desaparecida após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.

Comentário:

As Três Vidas de João Tordo.

A arte de João Tordo, criou (mais) um grande ROMANCE (romance com letra grande). Uma estória bem estruturada, com personagens bem construídas, uma escrita simples, fluida, que leva o leitor, pelas palavras do narrador, a vivenciar - as suas vidas – de leitura cativante, imprevisível, que prende da primeira à última página.

Classificação: 10/10

segunda-feira, 23 de junho de 2025

A Misteriosa Padaria na Rue de Paris - Evie Woods

A Misteriosa Padaria na Rue de Paris
Evie Woods
 
Edição/reimpressão: 06-2025
Editor: Singular
 
SINOPSE
Aninhada no meio das ruas empedradas de Compiègne, havia uma padaria em nada igual às outras. Pela cidade corriam rumores de que os seus bolos tinham um sabor mágico capaz de expulsar até a mais sombria mágoa. Uma mera dentada num croissant poderia trazer sorte, desbloquear uma memória preciosa há muito esquecida ou revelar desejos ocultos.
Depois de uma importante perda, Edith Lane sente que a sua vida precisa de uma mudança. Ao ver um anúncio de emprego, candidata-se à vaga que a faz viajar da Irlanda para Paris, onde se encontra a encantadora padaria para a qual foi contratada. Porém, quando se trata de Edie, a receita para o desastre não precisa de muitos ingredientes: uma quantidade pouco saudável de ilusões e uma pitada de desespero são suficientes para gerar o caos. É o que acontece quando percebe que não irá trabalhar na cidade dos seus sonhos, e que a padaria fica a uma hora de comboio da capital. Ao chegar lá, são muitos os dias em que pensa ter feito a escolha errada, sem perceber os mistérios daquele estranho lugar e o encanto que exerce sobre todos os que provam as suas iguarias. Contudo, o tempo e um segredo escondido sob as tábuas do soalho revelam-lhe não apenas uma história antiga cuja pista vale a pena seguir, mas também o caminho para encontrar o lugar a que verdadeiramente pertence.

Comentário:
Todos nós procuramos o sentido da vida, o lugar a que verdadeiramente pertencemos. Alguns passam pela vida sem encontrar esse lugar, outros, quando menos esperam, descobrem o caminho para encontrar o seu  lugar na vida. 
Este livro tem condão mágico de revelar o caminho para encontrar o lugar a que verdadeiramente pertencemos.

Classificação: 10/10 

 

terça-feira, 17 de junho de 2025

O clube dos livros proibidos - Kate Thompson


O clube dos livros proibidos
Kate Thompson

Edição/reimpressão: 04-2025
Editor: Singular

SINOPSE

Em 1940, a Alemanha invade a Ilha de Jersey, transformando um local outrora pacífico e acolhedor numa prisão sem muros, mas com leis severas.
Os alemães ordenam a destruição de todos os livros existentes na ilha considerados uma ameaça ao regime nazi, mas Grace La Mottée, a única bibliotecária local, recusa-se a obedecer e decide escondê-los. Inspirada pelos leitores assíduos da biblioteca, Grace cria um clube de leitura que serve de escape à dura realidade que os ilhéus enfrentam. Ao mesmo tempo, Beatrice Gold, funcionária dos correios, contribui com uma outra forma de resistência.
À medida que a ocupação se prolonga, a presença dos alemães gera violência, perda e caos, e os pequenos atos de coragem das duas mulheres tornam-se mais arriscados – e mais essenciais – do que nunca.
Um tributo inesquecível ao amor pela leitura e ao poder dos livros, inspirado em histórias verídicas e inéditas da Segunda Guerra Mundial.

Comentário:

Foi uma leitura agradável, uma estória bem contada sobre o amor pela leitura e o poder dos livros para dar força para resistir à  ocupação prolongada, e a presença daqueles que queimaram livros porque tinham medo seu poder.
O lema deste blogue é "LER FAZ BEM À ALMA" é também a frase que pode resumir este livro.

Classificação: 10/10

sexta-feira, 30 de maio de 2025

O ECO DOS LIVROS ANTIGOS - Barbara Davis


O ECO DOS LIVROS ANTIGOS
Barbara Davis 

Edição ou reimpressão: 23/04/2025
Chancela: Clube do Autor

 

Perfeito para todos os apaixonados por livros
SEGREDOS, TRAIÇÕES E SEGUNDAS OPORTUNIDADES
NUMA HISTÓRIA INESQUECÍVEL E INSPIRADORA

SINOPSE

A paixão da livreira Ashlyn Greer pelos livros vai muito além das histórias que eles encerram. Ela consegue sentir os ecos da vida dos antigos proprietários. Para ela, os livros são como as pessoas, absorvem o que os rodeia, e ela tem a capacidade de o sentir
Quando encontra dois belos volumes que parecem nunca ter sido publicados, a descoberta rapidamente se transforma em obsessão. Cada um deles contém uma acusação marcante, e os seus autores, Hemi e Belle, recontam lados opostos de um romance trágico.
Determinada a descobrir a verdade por trás desta infeliz história de amor, Ashlyn embarca num mistério literário feito de traições aparentemente imperdoáveis. Quanto mais descobre sobre os dois amantes, mais perto chega de encerrar finalmente a dramática história de amor — e os capítulos inacabados da sua própria vida.
Uma história dentro de outra história, e com um toque de realismo mágico, O Eco dos Livros Antigos é um romance inesquecível e perfeito para todos os apaixonados pelos livros.

Comentário:

O Eco dos Livros Antigos. Um livro sobre livros , "uma história dentro de outra história" ou uma só história sobre o encanto dos livros e o poder que eles guardam, ao absorver a "alma" de quem os lê e de quem os escreve. Agarra o leitor da primeira à ultima página, cativado pela história, as histórias, que conta, pela criatividade, pelas personagens bem construídas. O leitor, encantado pelo poder da narrativa, segue avidamente a história, as histórias, pelo "desejo indiscreto" de saber como a história, as histórias, acaba. 

Classificação: 10/10




Heroínas - Luís Alberto Urrea


Heroínas
Luís Alberto Urrea
Editor: Clube do Autor / Abril de 2025 
 
SINOPSE
 
Baseado em factos reais.
 
 Em 1943, Irene Woodward abandona o noivo abusivo e alista-se na Cruz Vermelha para servir na Europa. Rapidamente faz amizade com Dorothy Dunford, uma rapariga imponente e determinada. Juntas, integram um grupo de elite feminino, ao comando de veículos militares na linha da frente, proporcionando camaradagem e um gosto familiar que pode ser o único consolo dos soldados antes da batalha.
Após o desembarque na Normandia, as duas intrépidas amigas juntam-se aos soldados aliados que chegam a França. Ao longo de vários meses pela frente, envolvem-se em inúmeros eventos perigosos, desde a batalha das Ardenas até à libertação do campo de concentração de Buchenwald. Graças a Dorothy e a Hans, um corajoso piloto de caça, Irene aprende a confiar de novo no ser humano. Mas a sua esperança de que os três sobrevivam à guerra torna-se cada vez mais frágil à medida que o tempo passa.

 

sábado, 17 de maio de 2025

HISTÓRIA DE PORTUGAL - Prof. M. Reis da Silva - PARA A 3ª CLASSE DO ENSINO PRIMÁRIO -

Nova entrada na Biblioteca JMO

HISTÓRIA DE PORTUGAL
Prof. M. Reis da Silva
- PARA A 3ª CLASSE DO ENSINO PRIMÁRIO - 
de harmonia com os programas em vigor
2ª Edição
Editora: Educação Nacional - Porto


 

Narrativas e Lendas da História de Portugal - O Condestável D. Nuno Alvares Pereira

Nova entrada na Biblioteca JMO

Narrativas e Lendas da História de Portugal
O Condestável 
Biblioteca da Infância
Collecção ilustrada de leituras educativas
Sob a direção literária de Victor Ribeiro
Da Academia Real de Sciencias
Narrativas e Lendas da História Pátria
O Condestável D. Nuno Alvares Pereira
Lisboa * Alfredo David * Encadernador

 

Narrativas e Lendas da História de Portugal - Conquista do Reino

 

Nova entrada na Biblioteca JMO

Narrativas e Lendas da História de Portugal
Conquista do Reino
Collecção ilustrada de leituras educativas
Sob a direção literária de Victor Ribeiro
Da Academia Real de Sciencias
Narrativas e Lendas da História Pátria
Conquista e organização do reino de Portugal
Lisboa * Alfredo David * Encadernador


sábado, 10 de maio de 2025

ALDEIA NOVA - Manuel da Fonseca

Nova entrada na Biblioteca JMO

ALDEIA NOVA
Manuel da Fonseca

Os Melhores Contos dos Melhores Contistas.
Inquérito. Lisboa. 1944.
EDIÇÃO: 2ª edição

 

domingo, 4 de maio de 2025

Histórias que nos matam - Maria Isaac


As histórias que nos matam
Maria Isaac

Edição/reimpressão: 03-2025

Editor: Porto Editora

 SOBRE O LIVRO 

As histórias que nos matam 


Amor é um sonho que ninguém esquece. Miguel Godói viveu um casamento feliz, que deveria ter durado para sempre. Mas acidentes acontecem, as histórias mudam, os heróis também morrem, e até os casamentos felizes chegam ao fim. Agora sozinho numa vida que não escolheu para si, aprende a conviver com as limitações de um corpo partido e mal emendado, com uma epilepsia peculiar que o tornou num doente crónico, e a fazer sentido do mundo entre as suas memórias imperfeitas. Numa manhã de inverno, Miguel conhece uma misteriosa criança que o leva até a uma casa desconhecida na Madragoa à procura de respostas sobre o livro enigmático que chegou às suas mãos. O que lá encontra, porém, são ainda mais perguntas e uma possibilidade inesperada: um novo amor por uma mulher. Perdido há demasiado tempo no lugar-comum do sofrimento, onde as dores familiares transformam a nostalgia na escolha preferencial, Miguel Godói enfrentará agora a vertigem de alcançar uma esperança até aqui desconhecida

Comentário:

Um livro é o caminho que o traz  à "nova" vida,  a âncora que o prende à realidade.  As palavras  são o elo de ligação entre o presente e as memórias "abstratas" do passado, de uma vida alterada por um acidente, as dele escritas num memorando do presente, outras de uma caligrafia feminina do passado, escritas nas margens das páginas de um livro. 
"As histórias que nos matam" de Maria Isaac, leva o leitor a embrenhar-se nas palavras, no que elas relatam, com a sofreguidão de quem quer descobrir a  ligação entre o presente e as memórias "abstratas" do passado. 

Classificação 10/10


quinta-feira, 3 de abril de 2025

Manual de Pintura e Caligrafia - José Saramago


Manual de Pintura e Caligrafia
José Saramago

2ª edição - 1983
Editorial Caminho - O Campo da Palavra

 Segundo Luís Rebelo de Sousa, o livro faz parte do gênero autobiográfico e: "oferece-nos no seu conjunto, um semental de ideias e uma carta de rumos da ficção de José Saramago até à data. Nele se fundem as escritas de uma complexa e rica tradição literária e a experiência de um tempo vivido nos logros do quotidiano e das vicissitudes da história, que será a substância da própria arte."
Saramago diz, em sua obra, que:
“Sei disto um pouco, porque o aprendi em tempos, porque tenho pintado, porque estou a escrever. Agora mesmo o mundo transforma-se lá fora. Nenhuma imagem o pode fixar: o instante não existe.”
Manual de Pintura e Caligrafia é um romance que causou alguma surpresa quando apareceu. O livro foi bem recebido, talvez pela sua estrutura que parece até mais moderna que a dos livros que vieram depois. Quando digo mais moderna, quero dizer mais vanguardista. Há muito de autobiografia ali, mas é paralela.
José Saramago

Comentário:

Manual de Pintura e Caligrafia é a revelação de Saramago “que, com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente comunicativa uma realidade fugidia”.




 

A Campanha - Rossilhão 1793 - Vitor Carmona


A Campanha - Rossilhão 1793
Saga dos Pirenéus – Livro 1
de Vitor Carmona
Editor: Saída de Emergência
Data de Lançamento: maio de 2023
 
SINOPSE
1793. Luís XVI é guilhotinado e a França revolucionária ameaça espalhar os seus ideais por toda a Europa. Uma coligação de monarquias europeias é formada para lhe colocar fim. Portugal e Espanha assinam uma convenção de mútuo auxílio e um contingente português é enviado para a província francesa do Rossilhão.
Diogo Saraiva, recém-promovido a capitão, procura transformar a sua companhia de granadeiros numa eficiente unidade de combate, mas duas mulheres determinadas e um criminoso sem escrúpulos atravessam-se no seu caminho. Enquanto isso, dois jovens amigos de Campo de Ourique decidem alistar-se para a campanha militar em busca de aventura e fortuna.
Depois de uma penosa viagem marítima até aos Pirenéus Orientais, o que aguarda os soldados portugueses é uma sequência de terríveis e encarniçados combates contra o exército mais poderoso da Europa. Feita de paixão, guerra e morte, mas também esperança, coragem e lealdade, esta é uma saga inspirada em factos reais.
Este é o primeiro romance histórico sobre a Campanha do Rossilhão, um dos feitos militares mais extraordinários e desconhecidos da nossa História, numa época marcada por grandes mudanças políticas e sociais em Portugal e na Europa.

Comentário:

Vitor Carmona em " A Campanha - Rossilhão 1793 " conta a estória dentro da história, usando personagens, por si, criadas  rigorosamente inseridas no contexto histórico da época, para contracenarem com as reais, dando assim maior verossimilhança  à narrativa carregada de  drama, suspense e romance, levando o leitor a entrar dentro do livro e a tornar-se numa das personagens  da trama, vivendo a estória e assim conhecendo a História.

Classificação: 10 /10

 

quarta-feira, 26 de março de 2025

História de Portugal – Popular e ilustrada
Autor: Pinheiro Chagas
Editora: Empreza da História de Portugal Sociedade Editora 
Local: Lisboa
3ª Edição
(NOTA: 6 vols /14 vols)

quinta-feira, 20 de março de 2025

A Mais Breve História do Líbano - Catarina Maldonado Vasconcelos

Nova entrada na Biblioteca JMO
 

A Mais Breve História do Líbano
As origens e o futuro de um país constantemente dividido e adiado
Catarina Maldonado Vasconcelos
Edição/reimpressão: 03-2025
Editor: Ideias de Ler

Um livro extraordinário, que nos ajuda a compreender a complexidade do presente com um vasto conhecimento do passado
Germano Almeida, jornalista a analista de política internacional

SINOPSE

A INVASÃO ISRAELITA DE OUTUBRO DE 2024 NÃO É NOVIDADE PARA O POVO DO LÍBANO: O TERRITÓRIO É DISPUTADO DESDE HÁ MILÉNIOS.

Pela região que é hoje conhecida como Líbano passaram fenícios, assírios, persas, gregos, romanos, bizantinos, turcos otomanos, franceses…Estes povos costuraram uma história rica e uma identidade cultural única, que chegou a dar ao país o rótulo de “Suíça do Médio Oriente”, numa promessa que ficou sempre por cumprir.
O final da Segunda Guerra Mundial, primeiro, e a chegada de refugiados sírios e palestinianos, depois, ressuscitaram o sonho de uma nação árabe, mas ali surgiu também o Hezbollah, um Estado dentro do Estado que viria a ser o rastilho de sucessivos conflitos.
Território de montanhas e belezas naturais oníricas, o Líbano é hoje um país dividido por credos e fações como nenhum outro, que o levou a aprender a ser de todos – só ainda não aprendeu a ser de si próprio, nem nunca sentiu o sabor da paz social.

sábado, 15 de março de 2025

O segredo de Tomar - Rui Miguel Pinto


O segredo de Tomar
de Rui Miguel Pinto
 
Edição/reimpressão: 02-2025
Editor: Porto Editora

SINOPSE
Ao longo dos séculos, uma misteriosa Ordem guardou um segredo que podia pôr em causa a fé de milhões de pessoas. Mantendo-se na sombra, os seus membros estão dispostos a tudo para impedir que a verdade seja revelada. Até que um dos mais reconhecidos historiadores portugueses é contratado para a arriscada missão de descobrir o que a Ordem do Templo escondeu em Tomar. Com a ajuda dos seus mais brilhantes alunos, Jaime Morais enceta uma investigação que o levará a conclusões surpreendentes e porá em risco a vida de todos os envolvidos.

Comentário:

O segredo de Tomar – primeiro livro de Rui Miguel Pinto – foi uma agradável surpresa, não esperava tanto de um estreante no “romance thriller-histórico”.

Uma “estória” inteligentemente produzida, ligando a cidade de Tomar ao “segredo dos Templários”, - ligação pouco explorada por outros autores, mas que como enquadramento histórico faz todo o sentido -, sustentada num contexto histórico correto, com personagens credíveis, levando o leitor a dar-lhes rosto (no “filme”) , numa narrativa bem construída, em que não faltam os atributos necessários para prender o leitor da primeira à última página.

Rui Miguel Pinto com “O segredo de Tomar” deixa a fasquia muito alta para a próxima obra.

Classificação: 10/10


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Eu Que não Conheci os Homens - Jacqueline Harpman

Nova entrada na Biblioteca JMO

Eu Que não Conheci os Homens
Jacqueline Harpman
Editor: Livros do Brasil
Data de Lançamento: Março 2025

SINOPSE

Quarenta mulheres estão fechadas numa cave, sob a vigilância de guardas silenciosos e inexpressivos, que apenas as alimentam. A mais nova, a narradora, não se lembra do mundo exterior e as outras pouco o mencionam, apesar de, não se recordando do momento em que foram aprisionadas, terem vestígios de memórias dos maridos, dos filhos, das suas vidas anteriores. Misteriosamente, ouve-se um dia uma sirene, os guardas fogem e a porta da cela é deixada aberta. A medo, as mulheres começam a sair e, num mundo totalmente transformado, terão de reaprender a viver. Publicado originalmente por Jacqueline Harpman em 1995 e até agora inédito em Portugal, Eu Que não Conheci os Homens é um texto inquietante sobre companheirismo, liberdade e o que faz de nós humanos. Nas palavras do jornal americano The New York Times: «Um pequeno milagre.»

 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

HISTÓRIA DE PORTUGAL - ROCHA MARTINS. (Francisco)

Nova entrada na Biblioteca JMO
(Coleção "Histórias de Portugal")

HISTÓRIA DE PORTUGAL
ROCHA MARTINS. (Francisco)
- da Academia das Sciencias de Lisboa -

Obra patriótica sob o patrocínio do “Diário de Notícias”.
1ª edição.
Composto e impresso na Tip. Da Emprêsa Nacional de Publicidade. Lisboa. 1929.

 

História de Portugal Para a 4. Classe do Ensino Primário - Autores: Abel Godinho e José Lobo

Nova entrada na Biblioteca JMO
(Coleção "Histórias de Portugal")

História de Portugal
Para a 4. Classe do Ensino Primário
(de harmonia com o novo programa)
Autores: Abel Godinho e José Lobo
Editora Educação Nacional - Porto

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

A Mais Breve História de Taiwan - Kerry Brown


A Mais Breve História de Taiwan

de Kerry Brown

1ª edição Janeiro de 2025

Editor: Ideias de Ler



SINOPSE

UM GUIA INDISPENSÁVEL SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TAIWAN — PARA A CHINA, PARA O OCIDENTE E PARA O FUTURO DE TODOS

Com o final da Guerra Civil Chinesa, em 1949, nasceram duas Chinas. Os comunistas de Mao venceram e tomaram o território continental; os nacionalistas de Chiang Kai-shek fugiram para Taiwan. Desde então, as duas regiões são entidades políticas e culturais separadas. Hoje, a pequena ilha é uma democracia vigorosa e um exemplo de sucesso económico, onde são produzidos mais de 90% dos semicondutores de todo o mundo. Porém, a China insiste que Taiwan faz parte do seu território, e se decidir invadir a ilha terá de enfrentar os EUA – transformando um conflito regional numa guerra global. Com um profundo conhecimento da história e da cultura da ilha e um acesso privilegiado aos seus líderes, Kerry Brown ajuda-nos a compreender como chegámos ao perigoso momento atual, a importância global do território e como 23 milhões de taiwaneses navegam neste assustador impasse geopolítico. O resultado é este A Mais Breve História de Taiwan, que, de forma tão acessível quanto rigorosa, mergulha na história única de uma pequena ilha que é um autêntico barril de pólvora geopolítico e que pode mesmo ditar o destino do planeta.

 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Nova entrada na Biblioteca JMO

Nada mais ilusório
de Marta Pérez-Carbonell
Edição/reimpressão: 02-2025
Editor: Porto Editora

SINOPSE
Num comboio noturno, Alicia viaja entre Londres e Edimburgo na companhia de dois desconhecidos – o escritor Terence Milton e o seu amigo Bou. Neste encontro fortuito, a conversa leva-os a desvendarem momentos do seu passado.
Terence é autor de um romance inspirado na ambígua relação que manteve com um jovem. O sucesso do livro traz pesadas consequências, pairando sobre o escritor a acusação de traição a um amigo, cuja vida terá exposto sem pudor.
Alicia partilha as suas próprias memórias enquanto se vê presa àquela história, ansiando saber o que realmente aconteceu
Naquele pequeno espaço partilhado cabem vários mundos, e histórias passadas em Nova Iorque, Londres, Madrid e na ilha de Socotra, no Iémen, aproximam três personagens em torno de traições, perdas e culpa.
 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Limões na Madrugada - Carla M. Soares

Nova entrada na Biblioteca JMO

Limões na Madrugada
Carla M. Soares
Editor: Cultura Editora
Data de Lançamento: Novembro de 2017
 
SINOPSE
Ansiosa por regressar à Argentina, mas presa a Portugal, distante do homem que ama e da mulher com quem vive, Adriana está perante um dilema universal e intemporal: manter-se comodamente na ignorância ou desvendar o passado da família, como se de um caso policial se tratasse, enfrentando assim aquilo de que andou a fugir toda a vida, por mais doloroso que seja.
Num jogo magistralmente imaginado pela autora, entre a vida atual de Adriana e os ecos do Portugal antigo, machista e violento dos seus pais e avós, esta história, de uma família e dois continentes, é uma viagem entre o presente e o passado, uma ponte sobre o fosso cultural que separa as gerações, um tratado sobre tudo aquilo que a família pode fazer à vida de um só indivíduo.
Entre a sombra e a luz, deixando que por vezes os silêncios falem mais alto do que as palavras, Limões na Madrugada é um romance sobre o amor incomum, o poder da família e a necessidade da coragem.

 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

RESUMO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL - Aprovado pelo Decreto-Lei de ?? de Novembro de 1903 - Domingos D’Almeida Nogueira

Nova entrada na Biblioteca JMO
(Coleção "Histórias de Portugal")
RESUMO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL
Aprovado pelo Decreto-Lei de ?? de  Novembro de 1903
Domingos D’Almeida Nogueira.


 

sábado, 18 de janeiro de 2025

Filipa de Lencastre – A rainha que mudou Portugal - Isabel Stilwell


Filipa de Lencastre – A rainha que mudou Portugal
Isabel Stilwell

17ª edição: Junho de 2009
Editora Esfera dos Livros

SINOPSE

Filipa de Lencastre, mulher de uma fé inabalável, conhecida pela sua generosidade, empreendedora e determinada a mudar os usos e costumes de uma corte tão diferente da sua, deu à luz, aos 28 anos, o primeiro dos seus oito filhos - a chamada Ínclita Geração, que um dia, como ela, partiria em busca de novos mundos e mudaria para sempre os destinos da nação. Num romance baseado numa investigação histórica cuidada, Isabel Stilwell conta-nos a vida de uma das mais importantes rainhas de Portugal, desde a sua infância em Inglaterra, onde conhecemos a corte do século XIV, à sua chegada de barco a Portugal, onde somos levados numa vertigem de sentimentos e afetos, aventuras e intrigas.


sábado, 11 de janeiro de 2025

A Civilização dos Celtas - Olivier Launay


A Civilização dos Celtas
Olivier Launay
 
Colecção: As Grandes Civilizações Desaparecidas
Edição: Amigos do Livro
Assunto: História Antiga – Civilização dos Celtas

 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Proibida na Normandia - Rosário Raro


Proibida na Normandia
Rosário Raro
 
Edição/reimpressão: 10-2024
Editor: Porto Editora

 SINOPSE

Martha Gellhorn é jornalista, escritora e correspondente de guerra. É também casada com o escritor Ernest Hemingway.
Em plena Segunda Guerra Mundial, o casal colabora na criação do “Exército Fantasma”, uma encenação com a qual se pretendia
confundir as tropas nazis. Mas Martha não quer ficar em terra a escrever o guião de um exército ilusório. Ela quer atravessar o Atlântico para relatar em primeira mão a derradeira fase da guerra, estando disposta a tudo para desafiar a ordem do alto comando militar que impede a presença de mulheres nos desembarques na Normandia.
Esta é a história de uma mulher determinada a não ficar na sombra, uma extraordinária jornalista que embarca numa viagem épica e arrisca a própria vida para lutar pela liberdade.

 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

PRIMEIROS ESBOÇOS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL - Chagas Franco (Sizenando Raimundo das) e Aníbal Magno

Nova entrada na Biblioteca JMO
(Coleção "Histórias de Portugal")

PRIMEIROS ESBOÇOS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL.
Chagas Franco (Sizenando Raimundo das)
Professor de História no Colégio Militar
Aníbal Magno
Professor de ensino livre

3ª Edicção - Livraria Castro e Silva, Lisboa, Portugal



         Aprovado pelo governo da República para as escolas primárias em 1910 e novamente aprovado pela comissão revisora ​​dos livros de ensino em 1913. Ensino Primário. Lições, diálogos, questionários, leituras, vocabulário, gravuras e cartas. Paulo Guedes e Saraiva.