«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





quinta-feira, 26 de junho de 2025

As Três Vidas - João Tordo


As Três Vidas
João Tordo
1ª edição de bolso: Janeiro 2023
Editora: Companhia das Letra
 
Sinopse
História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, As Três Vidas é um dos mais marcantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago
António Augusto Millhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram a ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX.
O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Millhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida.
A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, desaparecida após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.

Comentário:

As Três Vidas de João Tordo.

A arte de João Tordo, criou (mais) um grande ROMANCE (romance com letra grande). Uma estória bem estruturada, com personagens bem construídas, uma escrita simples, fluida, que leva o leitor, pelas palavras do narrador, a vivenciar - as suas vidas – de leitura cativante, imprevisível, que prende da primeira à última página.

Classificação: 10/10

segunda-feira, 23 de junho de 2025

A Misteriosa Padaria na Rue de Paris - Evie Woods

A Misteriosa Padaria na Rue de Paris
Evie Woods
 
Edição/reimpressão: 06-2025
Editor: Singular
 
SINOPSE
Aninhada no meio das ruas empedradas de Compiègne, havia uma padaria em nada igual às outras. Pela cidade corriam rumores de que os seus bolos tinham um sabor mágico capaz de expulsar até a mais sombria mágoa. Uma mera dentada num croissant poderia trazer sorte, desbloquear uma memória preciosa há muito esquecida ou revelar desejos ocultos.
Depois de uma importante perda, Edith Lane sente que a sua vida precisa de uma mudança. Ao ver um anúncio de emprego, candidata-se à vaga que a faz viajar da Irlanda para Paris, onde se encontra a encantadora padaria para a qual foi contratada. Porém, quando se trata de Edie, a receita para o desastre não precisa de muitos ingredientes: uma quantidade pouco saudável de ilusões e uma pitada de desespero são suficientes para gerar o caos. É o que acontece quando percebe que não irá trabalhar na cidade dos seus sonhos, e que a padaria fica a uma hora de comboio da capital. Ao chegar lá, são muitos os dias em que pensa ter feito a escolha errada, sem perceber os mistérios daquele estranho lugar e o encanto que exerce sobre todos os que provam as suas iguarias. Contudo, o tempo e um segredo escondido sob as tábuas do soalho revelam-lhe não apenas uma história antiga cuja pista vale a pena seguir, mas também o caminho para encontrar o lugar a que verdadeiramente pertence.

Comentário:
Todos nós procuramos o sentido da vida, o lugar a que verdadeiramente pertencemos. Alguns passam pela vida sem encontrar esse lugar, outros, quando menos esperam, descobrem o caminho para encontrar o seu  lugar na vida. 
Este livro tem condão mágico de revelar o caminho para encontrar o lugar a que verdadeiramente pertencemos.

Classificação: 10/10 

 

terça-feira, 17 de junho de 2025

O clube dos livros proibidos - Kate Thompson


O clube dos livros proibidos
Kate Thompson

Edição/reimpressão: 04-2025
Editor: Singular

SINOPSE

Em 1940, a Alemanha invade a Ilha de Jersey, transformando um local outrora pacífico e acolhedor numa prisão sem muros, mas com leis severas.
Os alemães ordenam a destruição de todos os livros existentes na ilha considerados uma ameaça ao regime nazi, mas Grace La Mottée, a única bibliotecária local, recusa-se a obedecer e decide escondê-los. Inspirada pelos leitores assíduos da biblioteca, Grace cria um clube de leitura que serve de escape à dura realidade que os ilhéus enfrentam. Ao mesmo tempo, Beatrice Gold, funcionária dos correios, contribui com uma outra forma de resistência.
À medida que a ocupação se prolonga, a presença dos alemães gera violência, perda e caos, e os pequenos atos de coragem das duas mulheres tornam-se mais arriscados – e mais essenciais – do que nunca.
Um tributo inesquecível ao amor pela leitura e ao poder dos livros, inspirado em histórias verídicas e inéditas da Segunda Guerra Mundial.

Comentário:

Foi uma leitura agradável, uma estória bem contada sobre o amor pela leitura e o poder dos livros para dar força para resistir à  ocupação prolongada, e a presença daqueles que queimaram livros porque tinham medo seu poder.
O lema deste blogue é "LER FAZ BEM À ALMA" é também a frase que pode resumir este livro.

Classificação: 10/10