«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





sábado, 9 de agosto de 2025

Escavar o Passado – Uma Breve História da Arqueologia - Pedro Correia Silva

Estou a ler...

Escavar o Passado – Uma Breve História da Arqueologia
Pedro Correia Silva

Colecção: Ciência Aberta
Data de publicação:15/07/2025
Edição actual: Julho 2025
Editora: Gradiva
 
«Uma introdução perfeita para entender este mundo fascinante da arqueologia.» 
Pequena e de fácil leitura, o livro Escavar o Passado explica conceitos e desmistifica algumas lendas que se urdiram ao longo dos anos em redor desta ciência.
 
Descrição

Ainda que a palavra arqueologia desperte um interesse imediato junto do público em geral assim que é mencionada, o que é facto é que esta ciência tão fascinante e apelativa tem sido alvo de uma imerecida desatenção. Com efeito, aquilo que é e faz um arqueólogo nunca foi devidamente divulgado.
«Todo um mundo de enredos, saberes e sugestões aguardará a partir daqui o leitor, ao desbravar a obra que tem em mãos. Primeiro verá o leitor esclarecido os equívocos quanto ao que verdadeiramente não é arqueologia. […] Depois, ultrapassados esses estádios mais epidérmicos e esclarecidos os equívocos que deles decorrem, abrir-se-ão as melhores portas de entrada para o universo da arqueologia. […] Arrisco dizer que a leitura que tem pela frente será um gostoso prazer, caro leitor. Dedique-se-lhe, pois. No final, verá que ficará a pensar e talvez a sonhar. Ora, nada melhor do que um livro que nos estimule ao mesmo tempo razão e emoção.»
Do Prefácio de Luís Raposo
 

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Breviário da Vingança - João Nuno Azambuja

 


Breviário da Vingança
João Nuno Azambuja

Edição - Fevereiro 2025
GUERRA & PAZ

SINOPSE
Um apaixonante romance histórico do vencedor do Prémio Literário UCCLA.
Breviário da Vingança, de João Nuno Azambuja, recupera os protagonistas de um tempo impenitente, numa fascinante reconstituição histórica dos acontecimentos que marcaram a cidade eterna no século I da nossa era.
O imperador Augusto recebe a notícia de que três legiões do exército foram aniquiladas por Armínio na Germânia; Tibério, o sucessor, invade a região e consegue capturar a família de inimigo, incluindo a filha, Aurínia, de seis anos.
O imperador manda matar a criança, mas a suspeita de que Aurínia possa ter escapado conduz Tibério a uma profunda depressão, que se torna hereditária.
Aproveitando o desnorte romano, um grupo de judeus, que a si mesmos se chamam cristãos, planeia a vingança da pilhagem da sua terra, a Judeia. Um homem, Paulo de Tarso, parte para a cidade, agora governada por Nero, com o objectivo de a conquistar e convertê-la ao culto de Cristo.
A memória de Armínio, vergonhosa para Nero, gloriosa para Paulo, torna-se o campo de batalha entre os dois inimigos, e mais ainda quando se aviva a suspeita de que a filha de Armínio pode não só estar viva, como ali mesmo, em Roma…

domingo, 3 de agosto de 2025

Haiti *Um romance tropical* - João Pedro Marques


Haiti *Um romance tropical*
João Pedro Marques
 
Porto Editora
1ª Edição Maio 2025
 
SINOPSE
A jovem Joséphine vive uma vida tranquila em Saint-Domingue, protegida pelo amor e pela riqueza de seu pai, Honoré de Beauregard, dono de prósperas plantações naquela colónia francesa. Prestes a casar-se com o homem que ama, tudo lhe corre de feição e o futuro parece-lhe promissor. Todavia, a Revolução Francesa e o dramático impacto que tem naquele território onde a beleza das paisagens apenas encontra par nos ventos de mudança que sopram de França alterarão para sempre a vida de pai e filha.
É assim que Joséphine e Honoré se vêem mergulhados nos conflitos políticos e nas revoltas de escravos que marcaram aquele lugar no final do século XVIII. Entre plantações incendiadas e planos para mudar uma sociedade muito estratificada, na qual tantos trabalhavam para tão poucos, esta família irá passar por dificílimas provações. Ao lado de personagens reais, como Toussaint Louverture, e de outras que, sem terem existido, poderiam bem ter vivido nas cidades e plantações daquela que era, então, a mais rica colónia do mundo, sobreviver torna-se a derradeira missão de cada dia.
Baseado numa cuidada investigação histórica, João Pedro Marques – autor de Uma Fazenda em África – leva o leitor aos dias tumultuosos e sangrentos que antecederam o nascimento de um novo país, o Haiti, não deixando de mostrar que, mesmo em períodos de tremenda insegurança e de indizível horror, os sentimentos fundamentais, como o amor de um pai por uma filha, subsistem e podem ser a chave para salvar aqueles que amamos.

Comentário:

Em Haiti, João Pedro Marques (Historiador), com grande rigor histórico, leva-nos a Saint-Domingue - colónia Francesa - do século XVIII, no período da Revolução Francesa, que gerou nesta colónia conflitos políticos que levaram a revoltas de escravos, que antecederam o nascimento de um novo país, Haiti. João Pedro Marques (escritor), numa narrativa envolvente, cativante, conta-nos a estória de da família de Honoré de Beauregard, durante este dias de revolta dos escravos pela sua liberdade. As agruras, perigos, medos e violências que sofreram e suportaram com o amor de um pai por uma filha.

Classificação: 10/10