«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





quinta-feira, 26 de junho de 2025

As Três Vidas - João Tordo


As Três Vidas
João Tordo
1ª edição de bolso: Janeiro 2023
Editora: Companhia das Letra
 
Sinopse
História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, As Três Vidas é um dos mais marcantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago
António Augusto Millhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram a ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX.
O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Millhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida.
A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, desaparecida após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.

Comentário:

As Três Vidas de João Tordo.

A arte de João Tordo, criou (mais) um grande ROMANCE (romance com letra grande). Uma estória bem estruturada, com personagens bem construídas, uma escrita simples, fluida, que leva o leitor, pelas palavras do narrador, a vivenciar - as suas vidas – de leitura cativante, imprevisível, que prende da primeira à última página.

Classificação: 10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário