«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





terça-feira, 5 de agosto de 2025

Breviário da Vingança - João Nuno Azambuja

 


Breviário da Vingança
João Nuno Azambuja

Edição - Fevereiro 2025
GUERRA & PAZ

SINOPSE
Um apaixonante romance histórico do vencedor do Prémio Literário UCCLA.
Breviário da Vingança, de João Nuno Azambuja, recupera os protagonistas de um tempo impenitente, numa fascinante reconstituição histórica dos acontecimentos que marcaram a cidade eterna no século I da nossa era.
O imperador Augusto recebe a notícia de que três legiões do exército foram aniquiladas por Armínio na Germânia; Tibério, o sucessor, invade a região e consegue capturar a família de inimigo, incluindo a filha, Aurínia, de seis anos.
O imperador manda matar a criança, mas a suspeita de que Aurínia possa ter escapado conduz Tibério a uma profunda depressão, que se torna hereditária.
Aproveitando o desnorte romano, um grupo de judeus, que a si mesmos se chamam cristãos, planeia a vingança da pilhagem da sua terra, a Judeia. Um homem, Paulo de Tarso, parte para a cidade, agora governada por Nero, com o objectivo de a conquistar e convertê-la ao culto de Cristo.
A memória de Armínio, vergonhosa para Nero, gloriosa para Paulo, torna-se o campo de batalha entre os dois inimigos, e mais ainda quando se aviva a suspeita de que a filha de Armínio pode não só estar viva, como ali mesmo, em Roma…

Sem comentários:

Enviar um comentário