«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





segunda-feira, 29 de julho de 2024

Estórias de Portugal - Fernando António de Almeida

Nova entrada na Biblioteca JMO

Estórias de Portugal
Fernando António de Almeida
Edição Fevereiro/2001
Círculo de Leitores

SINOPSE

Esta quase meia centena de estórias, convida-nos a percorrer a terra portuguesa. São relatos de guerras e de conquistas, são pequenas biografias de grandes homens, são acontecimentos que envolvem traições e morte de conspiradores. São, por outro lado, cenas do quotidiano de alguns séculos, pequenos crimes de gente miúda, tentativas de assassínio perpetradas por grandes senhores do reino. São estórias de gente modesta, lendas milagrosas que envolvem alguns dos nossos santos mais populares. Neste conjunto de relatos figuram, entre tantos outros, um Frei Gil que vendeu a alma ao Diabo, a par de um abade que foi mortalmente vitimado pela gula. Um cristão, escravo, e um mouro, seu amo, que viajaram pelo espaço entre o Norte de África e a vila de Arouca. O profeta Fernando da ilha de Porto Santo e o duque de Bragança, degolado em Évora, na Praça do Giraldo. A mulata Isabel Figueira, de Coimbra, e a Terceira Eva, profetisa de Tabuaço. O aventuroso, gramático e marinheiro Fernão de Oliveira e a milagrosa Santa Iria, morta a mando de Britaldo. Estes e outros personagens mais, que a História e a Lenda trouxeram até nós.

 

HISTÓRIA DE PORTUGAL. Uma perspectiva mundial. - DAVID BIRMINGHAM

Nova entrada na Biblioteca JMOHISTÓRIA DE PORTUGAL.
Uma perspectiva mundial.
DAVID BIRMINGHAM
1ª edição/ 1998
Editora: Terramar
David Birmingham é professor de História Moderna e Contemporânea. O seu primeiro livro, sobre a conquista de Angola pelos Portugueses, foi publicado em 1965, pela Oxford University Press.
Lecionou em universidades africanas e na Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres. Foi professor de História Moderna na Universidade de Kent, no Reino Unido, onde se jubilou.

 

sexta-feira, 26 de julho de 2024

O PASTOR KOTCHANY - Constantino Fedine

Nova entrada na Biblioteca JMO

O Pastor de Kotchany
Constantino Fedine
Editorial Inquérito, Lda / Lisboa
Colecção: As melhores Novelas dos Melhores Novelistas  / Nº 29
Ano: Fevereiro 1941

quinta-feira, 25 de julho de 2024

O Editor Esquecido Eduardo Salgueiro e a Editorial Inquérito - Rui Bondoso


O Editor Esquecido
Eduardo Salgueiro e a Editorial Inquérito
Rui Bondoso
(Agradeço ao Rui Bondoso a oferta desta sua Obra.
Obrigado!)
Editor: Edições Esgotadas
Data de Lançamento: Maio de 2024

Este livro era imprescindível para o estudo da obra de Eduardo Salgueiro e da sua Editorial Inquérito, estudo inexistente até agora. Vem colmatar uma lacuna grave com um estudo aprofundado e meticuloso sobre um editor esquecido e uma editora que foram marcantes numa época difícil e de duras batalhas contra a censura. O autor usou de uma escrita clara, firme, fluente e meticulosa, concedendo a esta obra a justa homenagem que merece.

SINOPSE

«Guiado por ti, empreenderei explorar os costumes e as tradições dos locais, chamar para os terrenos comprados, os seus agricultores, cuidar dos rebanhos, adestrar os bois como sócios no trabalho, revestir a terra de árvores silvestres e de cultivo; de seguida, após ter ido atrás dos prados e das sementeiras e de todos os trabalhos que o cuidado anual reporta ao campo, retomarei os legumes e as videiras, juntamente com o vinho. E após se ter prestado a honra devida ao cultivo dos campos, acrescentarei aves de capoeira e as doces pombas. Nem silenciarei os favos melíferos e os reinos das abelhas. De seguida, estabelecerei viveiros para o gado marinho e coutadas para ad lebres fugidias, para as cabras e para os tímidos veados.»

Comentário: 

Este livro, sobre a vida e  obra de Eduardo Salgueiro e da sua Editorial Inquérito, revela o quanto importante, este editor,  foi na oposição ao regime do Estado Novo, pelas "batalhas" travadas contra a censura, contribuindo assim para que a cultura,  neste período, fosse  menos "cinzenta". O Editor Esquecido Eduardo Salgueiro e a Editorial Inquérito - de Rui Bondoso, é um contributo inestimável para a História da Cultura no Estado Novo. 

terça-feira, 16 de julho de 2024

Nova entrada na Biblioteca JMO História de Portugal (Pequena História das Grandes Nações /Otto Zierer ) Autor(a) José Hermano Saraiva

Nova entrada na Biblioteca JMO

História de Portugal
 (Pequena História das Grandes Nações /Otto Zierer )
Autor(a) José Hermano Saraiva

1ª Edição / 1981
Editora Círculo de Leitores

 

quinta-feira, 11 de julho de 2024

A Minha Primeira História de Portugal -Texto de António Manuel Couto Viana - Ilustrações de Fernando Bento


Nova entrada na Biblioteca JMO
(Coleção Histórias de Portugal)

A Minha Primeira História de Portugal
Texto de António Manuel Couto Viana
Ilustrações de Fernando Bento
4ª Edição / 1984
Editor: Verbo


 

Ao original texto (meio diálogo, meio narrativo) de António Manuel Couto Viana, juntam-se as belíssimas ilustrações de Fernando Bento, transformando o primeiro contacto com a nossa história num livro inesquecível. A partir dos 6 anos.


quarta-feira, 10 de julho de 2024

História de Portugal (Para a 4.ª classe do ensino primário (de harmonia com o novo programa) - Tomás de Barros e José Lobo

Nova entrada na Biblioteca JMO
(Colecção Histórias de Portugal) 

História de Portugal
(Para a 4.ª classe do ensino primário (de harmonia com o novo programa)
Tomás de Barros e José Lobo
Porto; Educação Nacional 

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Xogum - O Senhor do Japão - João Paulo Oliveira e Costa


Xogum - O Senhor do Japão
João Paulo Oliveira e Costa

1ª Edição: Abril de 2018
Círculo de Leitores


SINOPSE

Entre 1590 e 1600 completou-se a unificação do Império Nipónico. Ieyasu, o jogador, vai dominando o Japão tal como se ganha um jogo de go. Nesta década em que a guerra baixou de tom e em que tudo estava em aberto, o Cristianismo continuava a propagar-se pelo Japão apesar da rivalidade entre portugueses e castelhanos. Pedro e Ana predominam em Nagasáqui; os seus filhos crescem e começam a ganhar o mundo, tal como os filhos de Flávia, a bela romana. O irmão, Giuseppe, prossegue seus negócios com o auxílio de Manuol, o mirandês da ilha de Moçambique, enquanto Carlos, o samurai negro, e Ana continuam a lutar contra a paixão que sentem desde que se conheceram e quando ela afinal escolheu Pedro. Catarina, por sua vez, não esqueceu Pedro, nem Flávia e Giovanna esqueceram Roberto.
Missionários, generais e navegadores, alcaides e pastores, bandidos e soldados, mais esbirros da Inquisição e mártires japoneses, ou mercadores de Macau e vendedores de relíquias cruzam-se a cada passo com os protagonistas que deambulam pelo mundo, do Japão a Jerusalém e a Roma, ou dos Açores à Índia e à China. E em Miranda do Douro um bispo torna-se santo, as bruxas bailam ao vento e há um mistério por resolver.

Comentário:
A "estória" leva-nos ao final do sec. XVI, entre 1590 e 1600 completou-se a unificação do Império Nipónico. Na companhia das várias personagens deambulamos pelo mundo, do Japão a Jerusalém e a Roma, ou dos Açores à Índia e à China. E em Miranda do Douro um bispo torna-se santo, as bruxas bailam ao vento e há um mistério por resolver. Uma estória bem construída dentro da história  deste período. 

Classificação: 8/10

 

terça-feira, 2 de julho de 2024

Nova entrada na Biblioteca JMO

A VIDA DE NUN'ALVARES
História do estabelecimento da dinastia de Aviz
J. P. OLIVEIRA MARTINS.
Sexta edição / 1944
Parceria António Maria Pereira Livraria Editora. Lisboa.

História do estabelecimento da dinastia de Aviz. Desenhos de Casanova, acrescida de cartas recebidas pelo autor que se refere a esta obra.