«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





HISTÓRIA DA ÁSIA

 



História do Japão

História de Japam (5 Vols)
Por P. Luis Fróis
Comentada por José Wicki
Edição 1976
Biblioteca Nacional de Lisboa

 Escrita a pedido do Visitador Geral das Índias Orientais, Alexandre Valignano, a História de Japam descreve detalhadamente o quotidiano dos missionários jesuítas no Japão entre 1549 e 1593 e constitui uma das mais importantes fontes para os estudiosos da missão japonesa e da história do Japão na segunda metade do século XVI.

História do Japão (Historia de Japam) foi redigida pelo jesuíta Luis Fróis (1532-1597) entre 1584-1594, mas apenas foi publicada na íntegra o século XX [Luís Fróis, Historia de Japam, ed. José Wicki. Lisboa, Biblioteca Nacional, 5 vols, (1976, 1981, 1982, 1983, 1984)]. A obra sobre a missão dos Jesuítas no Japão está dividida em três partes (parte 1: 1549 a 1578; parte 2: 1578 a 1582; parte 33: 1592 a 1593). O sucesso das cartas de Fróis levou a que o historiador jesuíta Pietro Maffei sugerisse ao padre geral Everardo Mercuriano que esse autor escrevesse uma história da missão jesuítica no Japão, e nasce assim o projecto daHistória de Japam (concluída em Macau em 1594). No entanto, o padre Valignano que determinou que a obra, teminada em Macau, não seria publicada, entre outros motivos, por ser muito difusa.



A Mais Breve História de Taiwan

de Kerry Brown

1ª edição Janeiro de 2025

Editor: Ideias de Ler



SINOPSE

UM GUIA INDISPENSÁVEL SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TAIWAN — PARA A CHINA, PARA O OCIDENTE E PARA O FUTURO DE TODOS

Com o final da Guerra Civil Chinesa, em 1949, nasceram duas Chinas. Os comunistas de Mao venceram e tomaram o território continental; os nacionalistas de Chiang Kai-shek fugiram para Taiwan. Desde então, as duas regiões são entidades políticas e culturais separadas. Hoje, a pequena ilha é uma democracia vigorosa e um exemplo de sucesso económico, onde são produzidos mais de 90% dos semicondutores de todo o mundo. Porém, a China insiste que Taiwan faz parte do seu território, e se decidir invadir a ilha terá de enfrentar os EUA – transformando um conflito regional numa guerra global. Com um profundo conhecimento da história e da cultura da ilha e um acesso privilegiado aos seus líderes, Kerry Brown ajuda-nos a compreender como chegámos ao perigoso momento atual, a importância global do território e como 23 milhões de taiwaneses navegam neste assustador impasse geopolítico. O resultado é este A Mais Breve História de Taiwan, que, de forma tão acessível quanto rigorosa, mergulha na história única de uma pequena ilha que é um autêntico barril de pólvora geopolítico e que pode mesmo ditar o destino do planeta.


Sem comentários:

Enviar um comentário