«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





sábado, 11 de maio de 2024

Templários em Portugal Homens de religião e de guerra - Paula Pinto Costa

Templários em Portugal
Homens de religião e de guerra

Paula Pinto Costa

Editor: Manuscrito Editora

Edição: novembro de 2019


 

Paula Pinto Costa, historiadora e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, traz-nos uma investigação apurada sobre a presença dos Templários em Portugal. Para além das imagens estereotipadas, das lendas e dos mitos, este livro traça a história desta ordem da Idade Média desde a sua fundação até ao processo de desacreditação e ao seu desaparecimento abrupto no início do século XIV.

SINOPSE

A Ordem do Templo não teve uma vida longa. Existiu durante quase duzentos anos (1119/20-1312), mas a curiosidade sobre esta e os seus cavaleiros atravessou séculos. Homens de religião e de guerra aliavam à vida de oração a arte militar, em particular a guerra defensiva com o propósito de proteger os lugares sagrados da Terra Santa e os peregrinos vindos das mais longínquas terras europeias.

Apoiados pelo Papa e pelas principais monarquias da época, estes freires cavaleiros, na sua maioria, ganharam respeito e prestígio e viram recompensada a sua bravura militar, com a concessão de propriedades e benesses que levaram a um poder crescente da Ordem.


Levantado do Chão - José Saramago


Levantado do Chão

José Saramago

4ª Edição

Data de Impressão 25 de Janeiro de 1983

Editorial Caminho SARL


«Um dia compreendi - foi uma coisa súbita de que mal tenho memória -, que só poderia escrever o livro [Levantado do Chão] se o contasse, isto é, transformando-me eu em narrador multiplicado, de fora e dentro, próximo e distanciado, grave e irónico, terno e brutal, ingénuo e experiente, um narrador que ao dizer a realidade, e para a dizer, fosse capaz de a inventar em cada momento. Percebi que isto só poderia ser feito se reconstituísse a oralidade na escrita, se fizesse da escrita discurso no sentido próprio, mas rejeitando sem piedade qualquer tentação de transcrição fonética, que é a pior das armadilhas. Sacrifiquei sem nenhum remorso o pitoresco, a cor local, o folclore. Com isto tudo, não tive de empurrar nenhuma porta, foi ela que se me abriu quando me aproximei pelo caminho certo. A partir daí foi fácil.»

José Saramago

Comentário;

"Levantado do Chão" é a primeira obra, de Saramago, que nos revela "o estilo narrativo" que lhe abriu o caminho que o levaria ao Nobel, que o reconheceu, Saramago e o seu o estilo narrativo, como “aquele que com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia”.

Classificação: 10/10

terça-feira, 7 de maio de 2024

HISTÓRIA GERAL E PÁTRIA (VOL I) - António Mattoso / António Henriques

 

Nova entrada na Biblioteca JMO

(Coleção "História de Portugal)

HISTÓRIA GERAL E PÁTRIA (VOL I)

António Mattoso / António Henriques

Livraria Sá da Costa Editores / Lisboa 1972


HISTÓRIA DE PORTUGAL (PALESTRAS NA EMISSORA NACIONAL) - DANIÃO PERES

Nova entrada na Biblioteca JMO
(Coleção "História de Portugal)

HISTÓRIA DE PORTUGAL
(PALESTRAS NA EMISSORA NACIONAL) (VOL I)

DANIÃO PERES

PORTUCALENSE EDITORA / PORTO 1951