«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





sábado, 11 de maio de 2024

Levantado do Chão - José Saramago


Levantado do Chão

José Saramago

4ª Edição

Data de Impressão 25 de Janeiro de 1983

Editorial Caminho SARL


«Um dia compreendi - foi uma coisa súbita de que mal tenho memória -, que só poderia escrever o livro [Levantado do Chão] se o contasse, isto é, transformando-me eu em narrador multiplicado, de fora e dentro, próximo e distanciado, grave e irónico, terno e brutal, ingénuo e experiente, um narrador que ao dizer a realidade, e para a dizer, fosse capaz de a inventar em cada momento. Percebi que isto só poderia ser feito se reconstituísse a oralidade na escrita, se fizesse da escrita discurso no sentido próprio, mas rejeitando sem piedade qualquer tentação de transcrição fonética, que é a pior das armadilhas. Sacrifiquei sem nenhum remorso o pitoresco, a cor local, o folclore. Com isto tudo, não tive de empurrar nenhuma porta, foi ela que se me abriu quando me aproximei pelo caminho certo. A partir daí foi fácil.»

José Saramago

Comentário;

"Levantado do Chão" é a primeira obra, de Saramago, que nos revela "o estilo narrativo" que lhe abriu o caminho que o levaria ao Nobel, que o reconheceu, Saramago e o seu o estilo narrativo, como “aquele que com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia”.

Classificação: 10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário