«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





quinta-feira, 12 de setembro de 2024

A SENHORA DAS ÍNDIAS - Alberto S. Santos

A SENHORA DAS ÍNDIAS
de Alberto S. Santos

Edição/reimpressão: 05-2024
Editor: Porto Editora

SINOPSE
​​Nos séculos de ouro da presença portuguesa na Índia, uma mulher cristã protagonizou uma história de amor proibido com o poderoso imperador do Indostão.
Juliana Dias da Costa, mulher excecional formada pelos jesuítas, rompeu os cânones do seu tempo, revelando uma cultura científica fora do comum e grandes habilidades diplomáticas, o que fez dela uma figura de grande destaque na corte mais rica e próspera do mundo. Tendo permanecido fiel à sua fé num ambiente predominantemente islâmico, Juliana ajudou a expandir a sua religião, ganhando reconhecimento tanto dos imperadores mogóis como do rei português.
A Senhora das Índias recorda uma paixão inesperada e o contexto histórico rico e fascinante do império mogol e das relações entre Portugal e a Índia.
Uma extraordinária história de amor e coragem que atravessa fronteiras e culturas, e que deixou um legado inigualável.

Comentário:
Um grande romance histórico em que embarcamos numa viagem, pela pena Alberto S. Santos    "escrito na primeira pessoa" por Juliana Dias da Costa, uma mulher que marcou a história dos  séculos de ouro da presença portuguesa na Índia, mas que a História de Portugal esqueceu, 
Alberto S. Santos  conta-nos a história  uma mulher cristã protagonizou uma história de amor proibido com o poderoso imperador do Indostão e, que desempenhou um papel de grande importância nas relações  comerciais, politicas  entre o Reino Portugal (no âmbito dos interesses na Índia) e Império Mogol. 

Classificação: 10/10

 

Sem comentários:

Enviar um comentário