«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





terça-feira, 17 de dezembro de 2024

O Luto de Elias Gro - João Tordo


O Luto de Elias Gro
João Tordo

Editor: Companhia das Letras
Data de Lançamento: abril de 2015

Numa pequena ilha perdida no Atlântico, um homem procura a solidão e o esquecimento, mas acaba por encontrar muito mais.
A ilha alberga criaturas singulares: um padre sonhador, de nome Elias Gro; uma menina de onze anos perita em anatomia; Alma, uma senhora com um coração maior do que a ilha; Norbert, um velho louco que tem por hábito vaguear na noite; e o fantasma de um escritor, cuja casa foi engolida pelo mar.
O narrador, lacerado pelo passado, luta com os seus demónios no local que escolheu para se isolar: um farol abandonado, à mercê dos caprichos da natureza - e dos outros habitantes da ilha. Com o vagar com que mudam as estações, o homem vai, passo a passo, emergindo do seu esconderijo, fazendo o seu luto, e descobrindo, numa travessia de alegria e dor, a medida certa do amor.
O luto de Elias Gro é o romance mais atmosférico e intimista de João Tordo, um mergulho na alma humana, no que ela tem de mais obscuro e luminoso.

Sobre O luto de Elias Gro:

«um romance que se abre em escuridão e labareda, para que nos vejamos ao espelho»
José Tolentino de Mendoça

«O luto de Elias Gro há-de guardar lugar próprio e intransmissível entre as melhores obras da Literatura Portuguesa contemporânea.»

João Gobern, Jornal de Letras

 «Um retrato íntimo da mortalidade.»
Isabel Lucas, Público

 «O melhor romance de Tordo.»
José Mário Silva, Expresso

Comentário:
Um romance povoado de personagens únicas, que com as vivencias (positivas ou negativas) de cada uma,  contribuem para aliviar ou agravar o "fardo" da vida das outras. Facilmente nos identificamos, com esta ou aquela personagem ou com uma ou outra característica de cada uma delas; levando-nos a uma análise introspectiva, resultando num melhor conhecimento de nós próprios e aceitação e compreensão dos outros.

Classificação: 10/10  

Sem comentários:

Enviar um comentário