«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





quinta-feira, 27 de agosto de 2020

O ÚLTIMO DUELO, CRIME, ESCÂNDALO E JUSTIÇA NA IDADE MÉDIA - ERIC JAGER

 

O ÚLTIMO DUELO, CRIME, ESCÂNDALO E JUSTIÇA NA IDADE MÉDIA

Crime, Escândalo e Justiça na Idade Média


ERIC JAGER

Fronteira do Caos - Editores

1ª Edição -  Abril 2008








Uma história verídica e apaixonante de sexo, escândalo e vingança na Idade Média.
Quando a honra se lavava com sangue, o destino de dois homens e uma mulher jogou-se no... Último Duelo.
Um Thriller verdadeiramente fascinante.
Tão fascinante e intenso como os escândalos das celebridades de hoje. (Booklist)
Combina brilhantemente um texto cativante com uma janela aberta para o mundo bizarro do combate judicial. (Sunday Times)
Um relato rigorosamente documentado de um caso de amor, orgulho, desonra e tribunais na França do século XIV. (Library Journal)

Comentário:

O Último Duelo – Crime, Escândalo e Justiça na Idade Média – de Eric Jager; é um livro difícil de enquadrar num género literário.

                   Não é um Romance Histórico, a sua estrutura narrativa, não é a característica deste género literário, apesar de como o próprio Autor afirma, se basear num “… relato medieval acerca da lendária querela entre Jean de Carrouges e Jacques Le Gris …” elementos presentes e indispensáveis num bom romance de cavalaria medieval, a origem do romance histórico.

                   A acção do livro situa-se em França, no Séc. XIV, no início, do conflito entre a França e a Inglaterra, a Guerra dos Cem Anos. Caracteriza a sociedade feudal de França neste período, a querela entre Jean de Carrouges e Jacques Le Gris tem como pano de fundo o jogo de poder, favorecimento, conflitos e desavenças, próprio do feudalismo francês, e dá ao leitor uma perspetiva rigorosa da sociedade feudal, o leitor é levado com Jean de Carrouges pelos meandros da Justiça na Idade Média. É a história da lenda da querela entre Jean de Carrouges e Jacques Le Gris, mas é mais que isto, é a História para além da lenda, é uma analise da História para além da lenda, investigando em documentos referentes ao processo e outros, para dar ao leitor toda a verdade possível de obter seculos depois dos acontecimentos.

                   O Autor diz “…O livro que resultou dos meus trabalhos é uma história verdadeira, baseada em fontes originais: crónicas, registos legais e outros documentos sobreviventes …” Apontando para um ensaio de investigação histórica, contudo nas palavras do Autor “… Quando o registo histórico nada diz, recorro à minha imaginação para preencher algumas lacunas, nunca deixando de escutar intensamente as vozes do passado”  

                   É sem dúvida uma simbiose perfeita entre os dois géneros, do que resulta um livro – de História – fácil de ler, um Romance Histórico sobre factos verídicos, com uma narrativa que cativa o leitor (mesmo aquele que não “gosta” de História), contando a História de uma um crime e escândalo que foi polémico na Justiça na Idade Média e, que na actualidade ainda “apaixona” Historiadores.

 Um bom livro que li com prazer, aconselho a sua leitura a quem gosta de ler uma boa obra e aprender com a leitura.

 Classificação: 9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário