A CONSPIRAÇÃO DE PERNAMBUCO
MANUEL PINHEIRO CHAGAS
1ª Edição - Porto 2006
Editora: Fronteira do Caos
MANUEL PINHEIRO CHAGAS
1ª Edição - Porto 2006
Editora: Fronteira do Caos
O texto que agora disponibilizamos, constitui um dos mais belos ensaios da autoria de Pinheiro Chagas. A acção decorre no Brasil, no século XVII, durante a restauração da independência nacional e da luta entre portugueses e holandeses pela posse da colónia.
A história trata de uma conspiração, ao nível das mais altas esferas do poder político e religioso, em que são apresentadas algumas das mais importantes contradições que se podem colocar ao ser humano: O amor à pátria, e a melhor forma de a servir; a fidelidade aos princípios éticos e religiosos; as lealdades e afectos humanos perante a tolerância e a nobreza de pensamento. O autor explora com mestria a ambivalência que caracteriza o ser humano na sua extrema complexidade
Comentário
Este Romance Histórico - A Conspiração de Pernambuco - de Pinheiro Chagas - é uma simbiose perfeita entre a realidade e a ficção. Enquanto que na Introdução Histórica temos - Pinheiro Chagas - O Historiador - Onde faz uma analise critica e criteriosa do período histórico em que a acção do romance se desenrola, dando ao leitor a informação necessária para entrar e compreender a narrativa ficcionada. Na narrativa temos agora Pinheiro Chagas - O Escritor, que numa narrativa leve e cativante, ficciona a história das venturas e desventuras de um herói ficcionado Rodrigo Teixeira, enquadradas no contexto histórico, vividas a par com os heróis históricos - João Fernandes da Veiga; Frei Manuel Calado (entre outros) nas lutas pela expulsão dos holandeses de Pernambuco.
Pinheiro Chagas - Romancista, não esquece ao longo de toda a narrativa, o Pinheiro Chagas - Historiador, fazendo assim a simbiose perfeita entre a realidade e a ficção.
Classificação 9/10
Sem comentários:
Enviar um comentário