«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





sábado, 6 de novembro de 2021

O Jardim dos Animais com Alma - José Rodrigues dos Santos








O Jardim dos Animais com Alma

José Rodrigues dos Santos

Gradiva / Outubro/2021


SINOPSE

O cadáver de um etólogo aparece num tanque do Oceanário. Pistas comprometedoras são descobertas na posse da sua colaboradora Maria Flor. A Judiciária decide prendê-la. Só uma pessoa a pode ajudar: Tomás Noronha.
Para ilibar a mulher, Tomás terá de encontrar o verdadeiro autor do crime. Isso implica compreender o trabalho secreto da vítima. E decifrar uma misteriosa pintura esotérica de Hieronymus Bosch. No fim do caminho está um dos mais maravilhosos segredos da natureza.
A inteligência, a emoção e a consciência animal.
Quem é o verdadeiro assassino? Porque foi morta a vítima? Qual a relação entre o homicídio e a pintura mística de Bosch? E, sobretudo, que ligação existe entre o crime e o genocídio que os seres humanos lançaram contra a vida no nosso planeta?
Quem são as verdadeiras bestas? Nós ou os animais?
Com O Jardim dos Animais com Alma, o escritor favorito dos portugueses está de volta com uma aventura que coloca o Homem diante da natureza e nos mostra quão bestas são os humanos e quão humanas são as bestas.
Baseando-se na pesquisa científica mais avançada, José Rodrigues dos Santos revela-nos as grandes descobertas recentes sobre os animais e confronta-nos com a sua verdadeira natureza.
 
Comentário 
Não é um romance, é antes um "relatório " de experiências, factos e noticias, apesar disso tem algum interesse a sua leitura, isto porque, José Rodrigues dos Santos, através de mais uma aventura de Tomás de Noronha, desperta a consciência dos leitores para - o problema do AQUECIMENTO GLOBAL.
O Homem na sua arrogância de . raça superior - entende que toda a Natureza (flora e fauna) existe para seu beneficio,, arroga-se no  direito de a usar  e de se servir, não interessam os meios, só os fins - os interesses de alguns homens - não os da HUMANIDADE - muito menos da própria NATUREZA da qual todos somos parte. Esta arrogância e ganancia  do animal homem  teve como consequência - o aquecimento global -  A resolução do problema esta no respeito pela NATUREZA.


Classificação: 7/10




Sem comentários:

Enviar um comentário