Edição: Fevereiro de 2022
Sinopse
São Petersburgo, 1725. Pedro, o Grande, está a morrer no seu magnífico Palácio de Inverno. Sem um herdeiro, a Rússia corre o perigo de cair no caos. Mas Catarina, a sua segunda mulher, companheira de tantos anos, não pretende deixar que tal aconteça. Num jogo perigoso, decide esconder a morte do czar, enquanto planeia destruir os seus inimigos e tomar a coroa para si.
Czarina é a apaixonante história da ascensão ao poder de uma mulher astuta, ambiciosa e invulgar, que sobreviveu a inúmeros perigos, mas também um retrato vivo do nascimento da Rússia moderna, da brutalidade da guerra e de uma época onde a vida humana valia pouco.
Comentário:
Um - romance histórico - bem construído, em que pelas palavras de Marta/ Catarina - A Czarina - , percorremos o "reinado" de Pedro - O Grande - Czar de todas as Russias, levados a sabor de. numa narrativa simples e de fácil leitura, mas cheia de acção, comoção, amor, ódio, guerra, traição, até à morte de Pedro "O Grande" e a Catarina I Imperatriz/Czarina - a primeira mulher a governar a Rússia.
"Mas também um retrato vivo do nascimento da Rússia moderna, da brutalidade da guerra e de uma época onde a vida humana valia pouco" Fazendo um paralelismo para a actualidade, com a invasão da UCRÂNIA, pela Rússia, podemos compreender que aquela Rússia, passados mais de dois séculos, não mudou no que diz respeito à brutalidade da guerra e ao pouco valor da vida humana. Lamentavelmente o homem não aprende com a história.
Classificação: 9/10
Sem comentários:
Enviar um comentário