«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





segunda-feira, 26 de setembro de 2022

ESMERALDA - PAULO PIMENTEL


                                         
ESMERALDA

PAULO PIMENTEL

Chancela: Clube do Autor

Edição ou reimpressão: 01/06/2022

Categoria: Literatura Lusófona

Temática: Romance Histórico


SINOPSE

Reino de Portugal, século XII.

Ensombrado pelas ameaças dos reinos de Leão e Castela e pelo poderio do império almóada, D. Sancho I consolida a independência de Portugal, mas perde o seu amor. Que poderes ousou enfrentar? Quem foi na intimidade? A partir das confissões de Esmeralda, mulher por quem se apaixonou, entrevemos a vida deste enigmático monarca.

Nascida em meados do século XII, Esmeralda, filha de uma moura e de um cruzado normando, é uma mulher singular que nos conduz por territórios ainda frágeis do reino de Portugal.

Quando Sancho I, em 9 de dezembro de 1185, é aclamado rei, assume a pesada herança do fundador da nação, tendo uma dramática luta pela frente, marcada internamente pela 

Comentário:

Paulo Pimentel soube em "Esmeralda" (re)criar o romance histórico, numa prosa poética, imaginativa, de leitura agradável, prazenteira, envolvente. "Esmeralda" conta as "memórias da sua vida", - transportando nas suas asas o leitor, através do período do reinado de D. Sancho I - final do reinado de D. Afonso Henriques - reinado de D. Sancho I inícios do reinado de D. Afonso II  - em que muitas foram  as vidas que atravessaram a sua vida  e muitas vidas que a sua vida atravessou, "memórias" em que a ficção nunca põe em causa os factos históricos, criando uma simbiose perfeita entre estória e a história. 

Classificação: 10/10


Sem comentários:

Enviar um comentário