«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





sábado, 27 de maio de 2023

Filipe I de Portugal - Isabel Stilwell


Filipe I de Portugal
Isabel Stilwell
Editorial: Planeta
Tema: Romance histórico
Coleção: PLANETA PORTUGAL





 Sinopse de Filipe I de Portugal:

D. Catarina recusava-se a ir. A raiva a toldar-lhe os pensamentos. Era ela a legítima pretendente ao trono de Portugal. Filha de D. Duarte, casada com o duque de Bragança, neta de D. Manuel I. Não, não iria às Cortes de Tomar assistir ao juramento.
Ao contrário da maioria da nobreza portuguesa, nunca aceitaria que o rei de Espanha se tornasse Filipe I de Portugal. Continuaria a lutar até ao fim pela independência da coroa que era sua, nem que para isso tivesse de sacrificar tudo e todos.
Filipe tentou que D. Sebastião desistisse da ideia de lutar contra os mouros em Alcácer Quibir. Mas o destino estava traçado. Morto o rei de Portugal, era preciso pensar no futuro. Filho de D. Isabel e do imperador Carlos V, neto mais velho de D. Manuel I, entraria triunfante com os exércitos em Portugal, o país da sua adorada mãe, e reclamaria o que era seu por direito. Nem mesmo o fascínio que nutria pela sua prima Catarina o iria desviar do seu objetivo.
Isabel Stilwell, autora de romances históricos mais lida em Portugal, traz-nos uma história empolgante repleta de conspirações e intrigas, acerca de um período fundamental e conturbado da nossa História.
Narrado a duas vozes, ficamos a conhecer Catarina, uma mulher fascinante e corajosa, esquecida pela História, e Filipe I, um rei apaixonado por arquitetura e botânica, atormentado por episódios obscuros que deram origem a uma lenda negra que ficaria para sempre associada ao seu reinado.

Comentário:

Isabel Stilwell, no seu estilo inconfundível, cria mais um "romance histórico" que prima pela qualidade e pelo rigor histórico.
– FILIPE I DE PORTUGAL O REI MALDITO – tem como cenário o reinado de D. Sebastião, dos antecedentes da famigerada batalha de Alcácer-Quibir até ao reinado do de Filipe I de Portugal (II de Espanha), o agitado e dramático período compreendido entre estes acontecimentos, marcantes na história de Portugal, que tiveram como corolário a perda da independência Nacional, não se desenrolou só nos campos de batalha e no plano nacional, travou-se também nos campos diplomáticos e no plano internacional, principalmente em França, Inglaterra e Vaticano.  
Isabel Stilwell, conta-nos a história e a estória, pela perspectiva de duas das personagens mais importantes neste período: Filipe I de Portugal (II de Espanha) e Catarina de Bragança, que de lados opostos lutaram pelos seus interesses e direitos, não sendo esquecido D. António Prior do Crato, onde não falta; intrigas, traições, conspirações, alianças, paixões, resultando numa narrativa simples mas empolgante e  agradável leitura,

Classificação: 9,5/10


Sem comentários:

Enviar um comentário