«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





domingo, 23 de julho de 2023

Bento de Goes - Uma longa caminhada na Ásia Central - Henrique Levy



Bento de Goes
Uma longa caminhada na Ásia Central
Autor: Henrique Levy
EDIÇÃO  : 2023 – janeiro
EDITORA: Letras Lavadas




SNIPOSE

Em 1562, em Vila Franca do Campo, nos Açores, nasce Luís Gonçalves. Cerca de 20 anos mais tarde, após ter sido destacado para a Índia como soldado, abandonando uma vida boémia e licenciosa, Luís Gonçalves ingressa na Companhia de Jesus, em Goa. Em 1588, toma o nome de Bento de Góis e opta pela vida missionária em vez da ordem sacerdotal. Vestindo-se com trajes de mercador, parte, em 1602, em busca do Cataio e de comunidades cristãs perdidas na Ásia. Ingressa, primeiramente, numa caravana que o levará até Cabul e daí parte em nova caravana, chegando a Sucheu, na China, em 1605. Torna-se no primeiro europeu, em muitos séculos, a atravessar a Ásia Central e a chegar à China pelo ocidente.

Embora a viagem de Bento de Góis seja uma das maiores explorações da história da humanidade, são poucos os que, atualmente, sabem quem foi este jesuíta.

Com Bento de Goes, uma longa caminhada na Ásia Central, Henrique Levy presta uma justa homenagem ao enorme explorador, mas faz mais do que isso: com recurso a uma arquitetura narrativa magistral e entretecendo habilmente os fios da história com os fios da ficção, faz renascer, através da voz múltipla de quatro narradoras, o quotidiano de Vila de Franca do Campo de há 500 anos e enlaça, de forma sublime, pela voz de Luís Gonçalves, a narrativa dos acontecimentos futuros, acrescentando, ao mosaico de personagens e episódios de uma narrativa, o relato da odisseia de Bento de Góis.

 Teresa Brandão Oliveira

Comentário:

A pena que conta a estória, de um desconhecido a que deram o nome "Luís Gonçalves", criando a ficção de uma vida cheia de miséria, aventuras e desventuras, amores proibidos.e "sonhos". " Sonhos Premonitórios" em que a mesma pena revela, a futura vida, deste, que a história registou como "Bento de Goes" grande explorador que, ao serviço do Rei de  Portugal, deu a conhecer as terras do Oriente - da Índia ao Reino do Meio. 
Mas o  "Luís Gonçalves" desta estória a história não conheceu. O mesmo que a história  registou como "Bento de Goes", mas depois esqueceu.

Classificação 10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário