«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Portugal e o Descobrimento Europeu da América - Cristóvão Colombo e os Portugueses - Alfredo Pinheiro Marques


Nova entrada na Biblioteca JMO


Portugal e o Descobrimento Europeu da América
 - Cristóvão Colombo e os Portugueses - 
Alfredo Pinheiro Marques
Impressa Nacional - Casa da Moeda, EP / 1992



Sinopse
“Neste século não poderão nem deverão os Portugueses alhear-se das Comemorações Colombinas que vão ser levadas a cabo em Itália, em Espanha e em outros locais. Tal como aconteceu no passado – quando para as comemorações de 1892 se mobilizaram grandes nomes da historiografia e da cultura portuguesas, como Henrique Lopes de Mendonça, Pinheiro Chagas, Oliveira Martins e tantos outros deverão agora os Portugueses participar nas celebrações que vão ser realizadas, e aí deverão mostrar, quer os seus próprios descobrimentos geográficos e encontros de culturas na época renascentista mais vastos que os colombinos-quer a sua influência decisiva na génese do descobrimento europeu da América, devido à influência que Colombo sofreu de Portugal e dos Portugueses.
Este nosso trabalho pretende ser desde já um contributo nesse sentido, incidindo sobre o segundo dos aspectos considerados. A sua intenção não é a de apresentar quaisquer novos dados ou interpretações longe de nós querermos entrar com pretensões de grande originalidade no matagal das teorias colombinas (onde sabemos que nos esperam autênticos vespeiros…). Pretendemos simplesmente deixar à disposição do público em geral dos curiosos, dos estudantes, dos leitores nada eruditos mas amadores das relações e visões globais dos acontecimentos (como diria António Sérgio) – uma perspectiva sintética acerca de um tão importante problema.
Julgamos que faltava um estudo como este, que pretende apontar-se ao essencial, sem descurar a complexidade das matérias (complexidade que neste caso se afigura realmente assustadora).” in Preâmbulo


Sem comentários:

Enviar um comentário