«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





segunda-feira, 26 de agosto de 2024

ALQUIMISTA TROVADOR – A extraordinária vida de Raimundo Lúlio - LUÍS RACIONERO

Nova entrada na Biblioteca JMO
Visita à Feira do Livro do Porto / 2024

ALQUIMISTA TROVADOR – A extraordinária vida de Raimundo Lúlio
LUÍS RACIONERO

 ÉSQUILO – Edições e Multimédia, Lda
1ª Edição / Outubro 2006

 


Resumo

"Raimundo contemplava as mudanças de cor daquele estranho líquido (…) Sabia que estava a chegar a um ponto sem retorno. Quando tomasse aquilo, desencadear-se-iam reacçoes no seu corpo e cérebro. (…) Ele duvidava que tudo isso fosse real, mas também não o negava (…) Acontecesse o que acontecesse, iria até ao fim (…) Tomaria o Leão Verde. Quem manejava o leme do seu destino, dirigiria o seu rumo."
Mordomo-mor no palácio do rei, cavalheiro e gentil trovador, Raimundo Lúlio abandona a vida que leva em Maiorca para procurar a cura de um cancro maligno para a sua amada. Mas em pleno período histórico dos Templários, a sua viagem traz-lhe bem mais do que isso: uma vida errante de iniciação nos mistérios da Alquimia que o fará jurar perante soberanos e papas que encontrou a fórmula para harmonizar as três religioes – cristã, muçulmana e judaica –, integrando conhecimentos das ciências e da teologia.
Raimundo, o Louco, para uns, o Doutor Iluminado, para outros, a vida deste pensador, escritor e viajante medieval, permanece uma paixão nos dias que correm. Desde sempre, tem influenciado grandes génios da humanidade como Giordano Bruno e era detentor de uma sabedoria oculta que o levava a ter conhecimento no século XIII (!) da existencia da América e da possibilidade de circum-navegar a África.

Luis Racionero, ex-director da Bibioteca Nacional de Madrid e escritor com várias obras premiadas, alia neste romance a beleza literária, a poesia e a filosofia à fidelidade dos factos históricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário