«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.» Jacques Bénigne Bossuet. (1627 - 1704)

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Primeira História de Portugal - Conceição Pinto

 

Nova entrada na Biblioteca JMO

Primeira História de Portugal
Autor: Conceição Pinto 
Editora: Asa
6ª edição 1997
Ilustrações de Baptista Mendes

Do índice: Terra de Lusitanos; Assim Nasceu Portugal; Portugal luta pela paz e pelo desenvolvimento; A Pártia em perigo; Aquém e Além do Mar; Apogeu e declínio de um grande império; Um longo cativeiro; Portugal restaurado; Época Pombalina; A Viradeira; Constituição, Pátria e Liberdade; Dois irmãos, dois ideais; Período de regeneração; A República; O Estado Novo; Liberdade de Abril; Bandeiras de Portugal; Hino nacional; Oito séculos de história.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

A LIVRARIA DAS ILUSÕES - SO SEO RIM


A LIVRARIA DAS ILUSÕES
SO SEO RIM
Edição ou reimpressão: 01/10/2025
Chancela: Clube de Autor  

SINOPSE
Depois de mais uma rejeição que parece destruir definitivamente o sonho de se tornar autora de livros infantis, Yeon-seo decide dar um passeio nas montanhas
Para lidar com a desilusão
Perdida nos seus pensamentos, engana-se no trilho e depara-se então com um homem misterioso que a leva à Livraria das Ilusões - uma livraria enigmática, acessível apenas àqueles que se perderam e precisam de se encontrar.
 Aqui, só se chega em caso de necessidade, mas ela pode relaxar e ouvir Seo-ju contar histórias a partir de um peculiar livro azul. Yeon-seo fica horas a ouvir relatos misteriosos e assombrosos que evocam fábulas e contos de fadas antigos. Surpreendentemente, certos pormenores sugerem uma ligação entre as histórias e a vida real do livreiro.
Página após página, à medida que o livreiro avança na leitura, as personagens entrelaçam-se e os mistérios vêm à superfície. Yeon-seo começa a questionar-se   se os dois já se teriam conhecido antes ou numa outra vida…
A livraria das ilusões celebra os laços entre as almas e o valor das histórias. Um livro maravilhoso, delicado e poético, com descrições evocativas que transportam o leitor para uma atmosfera mágica e reconfortante.

Comentário:
Quando a leitura nos leva para outras dimensões, "outras vidas vividas" e, desperta  memórias esquecidas, contribuindo para conhecer e compreender o nosso eu ou os nossos eus; é sempre uma leitura prazenteira, construtiva, da qual podemos tirar ensinamentos. 

Classificação: 9/10

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Nova entrada na Biblioteca JMO

A incrível e triste história da Cândida Eréndira e da sua avó desalmada
Gabriel García Márquez

Edição: Diário de Notícias / Colecção Prémio Nobel

SINOPSE
Bem ao estilo de Gabriel García Márquez, este livro reúne sete histórias mágicas que reflectem a cultura sul-americana. As primeiras, um conjunto de seis contos fantásticos onde se misturam acontecimentos surreais e detalhes do quotidiano, contam-nos as alterações sofridas por pequenas e pobres povoações após estranhos acontecimentos que mudam a vida de todos os habitantes. A última, a novela curta que dá título ao livro, conta a história de Eréndira, uma adolescente obrigada a prostituir-se pela própria avó para a recompensar das perdas decorrentes de um incêndio acidental - um bizarro, mas poderoso exemplo do realismo mágico de García Márquez.

 

Perda da independência, 1578-1583 : de Álcacer Quibir aos Açores - Carlos Margaça Veiga

Nova entrada na Bibilioteca JMO

Perda da independência, 1578-1583 : de Álcacer Quibir aos Açores
 
Carlos Margaça Veiga
 
Quinovi / Academia Portuguesa de História Coleção Guerras & Campanhas Militares
 

Curso de História da Civilização Portuguesa - A. Martins Afonso

Nova entrada na Biblioteca JMO

Curso de História da Civilização Portuguesa
A. Martins Afonso

"Segundo o programa oficial para o 7º ano dos Liceus"

4ª Edição

Editora: Porto Editora Lda

 

sábado, 11 de outubro de 2025

A Existência da Vida - Iida Turpeinen

A Existência da Vida
Iida Turpeinen
Edição/reimpressão: 09-2025
Editor: Livros do Brasil
 
SINOPSE
Em 1741, o naturalista Georg Wilhelm Steller junta-se à Grande Expedição do Norte, que, comandada pelo capitão Vitus Bering, explora uma rota marítima da Ásia para a América. Não chegam ao continente americano, mas fazem uma descoberta única: a da existência de uma impressionante espécie até então desconhecida. Em 1859, Hampus Furuhjelm, o governador finlandês do território russo do Alasca, envia os seus homens em busca do esqueleto deste enorme mamífero marinho, que não era avistado há cem anos. Em 1952, John Grönvall, um restaurador do atual Museu Finlandês de História Natural, é incumbido de recuperar o esqueleto daquele animal, oficialmente extinto. Desenrolando-se por três séculos, A Existência da Vida é uma empolgante aventura sobre diversidade natural, ambição humana e a vontade de salvar o que a ignorância destruiu.

Comentário:

A Existência da Vida, é mais que um romance, é um grito da Natureza quer despertar a espécie humana para a "pegada" negativa que está a provocar no Planeta, exterminando outras espécies e destruindo ecossistemas.

Numa narrativa envolvente, cativante simultaneamente chocante, ouvimos a Natureza no seu clamor a reclamar ao Homem, proteção, ajuda para que não seja irremediavelmente destruída.

Classificação 9/10  

quarta-feira, 8 de outubro de 2025