«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





segunda-feira, 14 de abril de 2014

A Herança do Vazio - Kiran Desal

A Herança do Vazio 
A Herança do Vazio
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 416
Editor: Porto Editora

Sinopse
No nordeste dos Himalaias, numa casa isolada no sopé do monte Kanchenjunga, vive Jemubhai, um velho juiz amargurado, que tudo o que quer é reformar-se em paz, na companhia da única criatura a quem é capaz de dar algum afeto, a sua cadela Mutt. No entanto, a chegada inesperada da neta órfã, Sai, abalará o seu sossego, obrigando-o a remexer as suas memórias e a repensar a sensação de estranheza na própria pátria.
Tudo isto se acentuará com o romance entre Sai e Gyan, um nepalês que se envolve numa revolta que alterará inquestionavelmente a vida de Jemubhai.
A serenidade da vida do juiz contrasta com a existência do filho do seu cozinheiro, Biju, que saltita sucessivamente de restaurante em restaurante, em Nova Iorque, à procura de emprego, numa fuga constante aos Serviços de Imigração. Julgando que o filho leva uma vida boa e que acabará por vir resgatá-lo, o cozinheiro vai arrastando os seus dias.
Numa escrita inesgotavelmente rica e complexa, com rasgos de exotismo, a autora retrata temas tão atuais como a globalização, o colonialismo, o racismo, o abismo entre pobres e ricos e a imigração.


Terminei leitura
Opinião

Um livro tem que nos ensinar alguma coisa... com este fiquei a conhecer melhor a cultura indiana, tão distante e desconhecida. A autora consegue ao longo do livro transmitir os sentimentos das várias personagens, (por vezes contraditórios) as dificuldades sentidas,na adaptação às transformações e convulsões politicas resultantes da descolonização e a consequente (re)criação de um novo país.  
O estória está bem estruturada, com um bom ritmo tornando a leitura fácil e interessante.
Gostei e aconselho a leitura. 



Sem comentários:

Enviar um comentário