«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Terra Alta - Javier Cercas


 






Terra Alta

Javier Cercas

Edição/reimpressão: 10-2020

Editor: Porto Editora

 

SINOPSE

Um crime terrível abala a pacata comarca da Terra Alta: os donos da sua maior empresa, as Gráficas Adell, aparecem mortos, barbaramente assassinados. Quem toma conta do caso é Melchor Marín, jovem polícia e leitor voraz que chegou de Barcelona quatro anos antes. Sobre os ombros carrega um passado obscuro que o converteu numa lenda junto das forças policiais, mas que ele acredita ter enterrado sob uma vida feliz como marido da bibliotecária da povoação e pai de uma menina chamada Cosette, tal como a filha de Jean Valjean, o protagonista d'Os Miseráveis, o seu livro preferido.


Com uma narrativa intensa e repleta de personagens memoráveis, este romance é uma reflexão lúcida sobre o valor da lei, a possibilidade de se fazer justiça e a legitimidade da vingança. Mas, mais do que tudo, é a epopeia de um homem em busca do seu lugar no mundo.

Comentário:

O enredo inicia  com - um crime terrível numa pacata comarca da Terra Alta -, mas o essencial da narrativa não se enreda na investigação policial desse crime, é uma analise sobre o conceito de "certo" e  "errado"; o "bem" e o "mal" os limites que separam o justo do injusto para  Melchor Martin. A formação destes conceitos, na personalidade de Melchor Martin, têm três marcos importantes: a assassinato da mãe - a leitura de - Os Miseráveis de Victor Hugo - o assassinato de Olga. É este desenvolvimento da narrativa que torna o livro interessante. 

Classificação: 8/10


Sem comentários:

Enviar um comentário