«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





domingo, 27 de dezembro de 2020

D. Dinis - José Augusto de Sotto Mayor Pizarro









Título: D. Dinis
Autor: José Augusto de Souto Mayor Pizarro
Edição: Círculo de Leitores / 2005
Colecção | Nº: Reis de Portugal | VI

Filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela, D. Dinis foi o sexto monarca português. Nasceu em Lisboa, em 1261, e iniciou em 1279 um longo reinado de quase 46 anos, vindo a falecer em Santarém, em 1325. Vencedor em Alcañices, onde se definiu a fronteira política mais antiga e estável da Europa, e prestigiado internacionalmente, os últimos anos de reinado ficaram ensombrados pela guerra civil que opôs o monarca ao seu filho e herdeiro, mas parece que as cedências então obtidas pelo futuro D. Afonso IV não chegaram para empalidecer o impacto das medidas políticas levadas a cabo por D. Dinis. Com uma personalidade forte e determinada, inteligente e culto, poeta consumado, amante de mulheres e dos prazeres da caça, D. Dinis destaca-se, com justiça e por variadas razões, como um homem fascinante e como um dos monarcas que mais influenciou toda a história de Portugal.

----XXX----

Comentário

Uma biografia de grande rigor histórico, o nome do Autor disso é garantia, onde nos é dado a conhecer um  D. Dinis, não só - o Rei de cognome - O Lavrador - mas um outro D. Dinis, rei, marido, pai, pessoa, a quem ficaria melhor o cognome de - O Poeta. Uma leitura agradável e corrida sem a monotonia, que afasta alguns leitores deste género literário.

Classificação: 10/10 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário