segunda-feira, 14 de abril de 2014

A Herança do Vazio - Kiran Desal

A Herança do Vazio 
A Herança do Vazio
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 416
Editor: Porto Editora

Sinopse
No nordeste dos Himalaias, numa casa isolada no sopé do monte Kanchenjunga, vive Jemubhai, um velho juiz amargurado, que tudo o que quer é reformar-se em paz, na companhia da única criatura a quem é capaz de dar algum afeto, a sua cadela Mutt. No entanto, a chegada inesperada da neta órfã, Sai, abalará o seu sossego, obrigando-o a remexer as suas memórias e a repensar a sensação de estranheza na própria pátria.
Tudo isto se acentuará com o romance entre Sai e Gyan, um nepalês que se envolve numa revolta que alterará inquestionavelmente a vida de Jemubhai.
A serenidade da vida do juiz contrasta com a existência do filho do seu cozinheiro, Biju, que saltita sucessivamente de restaurante em restaurante, em Nova Iorque, à procura de emprego, numa fuga constante aos Serviços de Imigração. Julgando que o filho leva uma vida boa e que acabará por vir resgatá-lo, o cozinheiro vai arrastando os seus dias.
Numa escrita inesgotavelmente rica e complexa, com rasgos de exotismo, a autora retrata temas tão atuais como a globalização, o colonialismo, o racismo, o abismo entre pobres e ricos e a imigração.


Terminei leitura
Opinião

Um livro tem que nos ensinar alguma coisa... com este fiquei a conhecer melhor a cultura indiana, tão distante e desconhecida. A autora consegue ao longo do livro transmitir os sentimentos das várias personagens, (por vezes contraditórios) as dificuldades sentidas,na adaptação às transformações e convulsões politicas resultantes da descolonização e a consequente (re)criação de um novo país.  
O estória está bem estruturada, com um bom ritmo tornando a leitura fácil e interessante.
Gostei e aconselho a leitura. 



quarta-feira, 9 de abril de 2014

Vasto Mar de Sargaços - Jean Rhys

Vasto Mar de Sargaços - Jean Rhys

Sinopse: "Perdida entre estranhos numas Antilhas tão fascinantes como opressivas, vítima de diversos infortúnios familiares e minada pela incompreensão e desprezo do marido, Antoinette vai perdendo tudo o que amava, incluindo a segurança necessária para manter o equilíbrio mental...

Terminei a leitura.
A minha opinião

Gostei... é uma estória interessante, de leitura fácil e agradável.  Faz uma análise das dificuldades de relacionamento entre duas pessoas de culturas e vivências diferentes. - INTERESSANTE.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

As luzes brancas de Paris - Theresa Révay



" As luzes brancas de Paris" de Theresa Révay

Terminei a leitura.
A minha opinião


Transporta-nos para o início do século XX - o final da I guerra Mundial, o período da Revolução Russa, atravessa a década de trinta com a ascensão ao poder de Hitler e a II Guerra Mundial. Retratando as vivências dos refugiados russos que tentam na Europa uma nova vida.
Xénia (a protagonista da história) refugiada em Paris, passa pelas dificuldades de iniciar uma nova vida numa terra que lhe é estranha, luta pela sua sobrevivência e da família que lhe resta. Conhece Max por quem se apaixona …. uma relação forte mas inconstante. A estória continua, passando a personagem principal - Xénia - pelas dificuldades, perdas e lutas da história da Europa durante o período da II Guerra Mundial. 
A leitura foi interessante, não é uma simples história de amor, a estória está bem enquadrada na história da Europa no período entre as duas guerras, é um  Romance Histórico bem estruturado, que dá uma boa visão do panorama histórico do período em que se desenvolve a narrativa. 
Gostei, aconselho a leitura.