«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





sábado, 8 de janeiro de 2022

D. JOÃO V - O Homem e a sua Época - Mário Domingues

 


D. JOÃO V - O Homem e a sua Época

Mário Domingues

1ª Edição 

Livraria Romano Torres



Se é certo que, em sua mentalidade absolutista, D. João V confundia os bens do reino com os seus bens particulares, não menos certo é que para ele a dignidade da nação se confundia com a sua própria dignidade; e, como era orgulhoso soube, em muitos passos, defender o prestigio de Portugal 

Comentário:

É sempre com prazer que leio Mário Domingues, levado pelo "estilo" da sua pena  - compreendo melhor - alguns períodos da Nossa História.  Neste volume da "Série Lusíada"  evocação histórica, apresenta ao leitor ( apresentou aos seus leitores ) "D. JOÃO V - O Homem e a sua Época" - revelando ao seu estilo uma outra   visão  para interpretar  e ver o reinado do "Magnânimo" e "Fidelíssimo" D. João V. Não é um livro de História! - Mário Domingues. não era um Historiador; Foi um Jornalista, Escritor, sendo nesta actividade um dos maiores divulgadores de História da sua época.

Classificação 10/10 


Sem comentários:

Enviar um comentário