«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet





domingo, 21 de agosto de 2022

Sashenka - Simon Sebag Montefiore


Sashenka

Editorial: Planeta
Tema: Romance histórico
Coleção: PLANETA PORTUGAL




Sinopse de Sashenka:

Uma mulher tem de fazer uma escolha impossível numa Rússia em convulsão.

Inverno de 1916: a Rússia está à beira da revolução. Do lado de fora do Instituto Smolny para Meninas Nobres, uma precetora inglesa está à espera que a sua aluna saia da escola. Mas a polícia secreta do Czar também está…
Bonita e obstinada, Sashenka Zeitlin tem apenas dezasseis anos. Nascida numa família burguesa e bem-relacionada com o regime do czar, enquanto a sua mãe vai a festas com Rasputine, Sashenka escapa para a noite gelada para desempenhar o seu papel num perigoso jogo de conspiração e sedução.
Vinte anos depois, Sashenka é casada com um poderoso líder comunista, de quem tem dois filhos. À sua volta há pessoas a desaparecer, mas no mundo secreto da elite, a sua família mantém-se a salvo. Mas tudo está prestes a mudar, quando Sashenka se apaixona irremediavelmente e embarca num amor proibido, que lhe trará consequências devastadoras.
A história de Sashenka esteve escondida durante mais de meio século, até que uma jovem historiadora mergulha nos arquivos privados de Estaline e descobre uma vida extraordinária marcada pela traição, redenção, crueldade e heroísmo. A história de uma mulher forçada a fazer uma escolha impossível.
Comentário:
Percorremos a  história da Rússia de Rasputine até à época de Estaline, levados por Sashenka, uma mulher com uma vida extraordinária marcada pela traição, redenção, crueldade e heroísmo..Numa prosa cativante, angustiante, inquietante, em que não falta o secretismo, o mistério, a ação, o suspense;  com personagens bem construídas e bem caracterizadas; prende o leitor, mantendo-o interessado até o fim, para o surpreender com uma revelação inesperada.
Classificação: 10/10   
:

Sem comentários:

Enviar um comentário