«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.» Jacques Bénigne Bossuet. (1627 - 1704)

sábado, 27 de setembro de 2025

Breve História do 25 de Novembro - Filipe Garcia

Nova entrada na Biblioteca JMO

Breve História do 25 de Novembro
Filipe Garcia
Editor: Ideias de Ler
1ª edição: Setembro 2025
 
SINOPSE
O dia em que a utopia revolucionária deu lugar à sensatez democrática.
Entre Abril de 74 e Novembro de 75, Portugal foi comparado a “um manicómio em autogestão”. Trocaram-se agressões, lançaram-se rivais políticos ao rio, invadiram-se e bombardearam-se sedes de partidos e quartéis. O pior cenário nunca se confirmou, mas a que distância estivemos de uma guerra civil?
Em Breve História do 25 de Novembro, Filipe Garcia traça o percurso de um país à beira do abismo e dividido entre visões opostas para o seu futuro. Com base em investigação rigorosa e entrevistas inéditas, revisita os tempos do PREC até ao dia que ditou o seu desfecho, abrindo finalmente caminho à democracia tal como agora a conhecemos. Pelo percurso revelam-se episódios até hoje desconhecidos – como um arsenal de armas que ainda se encontra enterrado –, que poderão mesmo mudar a forma como a história do 25 de Novembro será contada.
Uma investigação jornalística que ajuda a fazer a verdadeira história do 25 de Novembro. - José Pedro Castanheira, jornalista

 

Sem comentários:

Enviar um comentário