«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.» Jacques Bénigne Bossuet. (1627 - 1704)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

O Louco de Deus no Fim do Mundo - Javier Cercas


O Louco de Deus no Fim do Mundo
Javier Cercas
 
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: outubro de 2025
 
SINOPSE
«Sou ateu. Sou anticlerical. Sou um laicista militante, um racionalista obstinado, um ímpio inveterado. Mas aqui estou, viajando em direção à Mongólia com o velho vigário de Cristo na Terra, disposto a interrogá-lo acerca da ressurreição da carne e da vida eterna. Foi para isso que embarquei neste avião: para perguntar ao Papa Francisco se a minha mãe verá o meu pai depois da morte e para lhe levar a sua resposta. Eis um louco sem Deus perseguindo o louco de Deus até ao fim do mundo.»
Este é o brilhante início de um livro único que nunca pôde ser escrito, pois o Vaticano jamais abriu as suas portas de par em par a um escritor. Mas, além de singular, este é um livro de plenitude, em que o autor consegue transformar uma proposta invulgar numa história magistral: um thriller sobre o maior mistério da história da humanidade.
Com O Louco de Deus no Fim do Mundo, Javier Cercas regressa à sua linha mais pessoal, conseguindo relacionar as suas obsessões íntimas com uma das preocupações fundamentais da sociedade de hoje: o papel do espiritual e do transcendente na vida humana, o lugar nela ocupado pela religião e a ânsia de imortalidade.

Comentário:
Javier Cercas em "O Louco de Deus no Fim do Mundo", a pretexto da visita do Papa Francisco à Mongólia, faz uma viagem ao pensamento de Jorge Mário Bergoglio, Bispo de Buenos Aires ao Papa Francisco, Bispo de Roma.

Classificação: 9/10


 

Sem comentários:

Enviar um comentário